Publicidade
Publicidade

Notícias / Com investimentos de R$ 1,1 bilhão, Estado vai entregar 250 km de obras rodoviárias em 2022

quinta-feira, 27 janeiro de 2022.

Obras emblemáticas para o Estado, como a revitalização da PRC-280, a duplicação da PR-323 e a Ponte de Integração Brasil-Paraguai serão finalizadas neste ano. Executadas pelo DER/PR, elas recebem recursos de diversas fontes

O Governo do Paraná prevê entregar 250 quilômetros de obras rodoviárias em 2022, com a conclusão de 26 projetos em diversas regiões. Ao todo, os investimentos somam R$ 1,1 bilhão e vêm de diversas fontes, incluindo valores do Tesouro do Estado, do programa Avança Paraná, que conta com recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, e do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da parceria com a Itaipu Binacional e o governo federal.

O pacote de obras executado pelo Departamento de Rodagens do Paraná (DER/PR) e que será finalizado neste ano inclui 45 quilômetros de rodovias estaduais, a implantação de 54 quilômetro de terceiras faixas, contornos rodoviários, revitalização e readequação de trechos perigosos nas estradas, além da construção de viadutos, pontes e trincheiras. Centenas de outras obras de conservação, manutenção, duplicação e pavimentação em todo o Estado seguem em andamento e não entraram nesse levantamento porque são rotineiras ou serão entregues a partir de 2023.

“Graças a um planejamento que fizemos na alocação de recursos e na elaboração de projetos, o Paraná inteiro está em obras”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Assumimos o compromisso de resolver gargalos logísticos que perduravam há muito tempo. Com a conclusão dessas obras, melhoramos a trafegabilidade e escoamento da rica produção paranaense e trazemos mais segurança aos motoristas”.

Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Estado conta hoje com um dos maiores projetos de infraestrutura do País. “Temos um volume expressivo de obras, que inclui a recuperação de rodovias importantes, temos projetos históricos que eram aguardados há décadas e que atendem todas as regiões”, diz. “Estamos com o cronograma em dia e, em alguns casos, antecipando a entrega para que a população possa usufruir o quanto antes”.

EMBLEMÁTICAS.  Somando os recursos próprios e financiados pelo Governo do Estado, cerca de R$ 634 milhões estão sendo investidos para tirar obras emblemáticas do papel, que há muito tempo eram esperadas pelos paranaenses. Uma das principais é a revitalização da PRC-280, na região Sudoeste, a primeira rodovia estadual que terá pavimento de concreto, com aplicação da técnica chamada de whitetopping.

Na região Noroeste, a continuidade das obras de duplicação da PR-323 garante mais segurança aos motoristas. Principal artéria rodoviária da região, a rodovia é um dos principais acessos do Paraná com o Mato Grosso e o Paraguai e é um dos maiores gargalos logísticos do Estado.

Para resolver esse problema, as intervenções acontecem ao longo de três trechos, que somam 31,5 quilômetros. O primeiro é entre Paiçandu e Doutor Camargo, depois entre Doutor Camargo e o Rio Ivaí e a última no perímetro urbano de Umuarama, no Trevo do Gauchão. Também estão sendo implantados 23,9 quilômetros de terceiras faixas entre Doutor Camargo e Iporã.

Da parceria com a Itaipu são mais R$ 453,4 milhões, que viabilizam a construção da Ponte de Integração Brasil-Paraguai, a segunda sobre o Rio Paraná em Foz do Iguaçu; a duplicação de um trecho da BR-277, em Cascavel; e a pavimentação de 47 quilômetros da histórica Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste.

Confira abaixo as obras de cada região que serão finalizadas em 2022:

SUDOESTE. Principal corredor de escoamento do Sudoeste, quase 60 quilômetros da PRC-280 estão sendo modernizados, melhorando a segurança e a capacidade de transporte de cargas. Estão sendo aplicados R$ 107,4 milhões, com recursos do Avança Paraná, o maior investimento do Governo do Estado na área rodoviária. É também rodovia estadual a receber restauração em concreto com a técnica conhecida como whitetopping, que tem maior durabilidade. A restauração vai desde o entroncamento com a BR-153 até o acesso a Palmas.

Além da pavimentação, o Governo do Estado está implantando 12,4 quilômetros de terceiras faixas na PRC-280, investimento de R$ 26,8 milhões financiado pelo BID. O aumento de capacidade da via acontece em duas frentes: da divisa do Paraná com Santa Catarina, em União da Vitória, até o entroncamento com a BR-153; e deste trecho até o entroncamento com a BR-280, em Marmeleiro.

Para trazer mais segurança a quem transita pela PR-562, o DER/PR deve entregar neste ano a correção das curvas acentuadas da rodovia. O trecho conhecido como Curva da Serra São Braz, que faz a ligação entre o município de Coronel Vivida ao distrito de Vista Alegre, terá o traçado adequado, com implantação de faixa adicional. O investimento é de quase R4 6 milhões e abrange 3,6 quilômetros de estradas sinuosas e com pouca visibilidade.

Também será concluído neste ano a implantação do Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, na conexão entre a PR-180 e a PR-483. São 5,3 quilômetros de extensão e investimento de R$ 31,4 milhões do Tesouro do Estado. O novo eixo de ligação facilita o trânsito regional e retira o tráfego de veículos pesados, inclusive de cargas vivas, das vias urbanas da cidade.

Além da obra rodoviária, também estão previstas a entrega de três obras de arte especiais no Contorno Noroeste de Francisco Beltrão. Elas somam R$ 4,7 milhões de investimentos do Tesouro do Estado. Isso inclui a construção de uma ponte sobre o rio Santa Rosa e de duas trincheiras, uma na antiga Estrada do Picadão e outra na interseção com a rodovia PR-483.

OESTE. Uma das principais obras em execução no Paraná, que será entregue em 2022, é a construção da Ponte de Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu. O serviço é coordenado pelo Governo do Estado, com investimento aproximado de R$ 233,4 milhões da Itaipu. São 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. A ponte contará com duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Além da Ponte de Integração, Governo do Estado, Itaipu e governo federal trabalham em conjunto na implantação da perimetral leste de Foz do Iguaçu, que faz a integração com a BR-277. O projeto prevê um contorno do perímetro urbano de Foz do Iguaçu partindo da nova ponte, em uma extensão de 15 quilômetros. Serão seis interseções em desnível: Av. General Meira, acesso à Ponte Tancredo Neves, Avenida das Cataratas (BR-469), Av. Felipe Wandscheer, Av. República Argentina e BR-277. O investimento é de R$ 48 milhões.

O DER/PR também vai tirar do papel neste ano a adequação da Curva do Boi, na PR-484, entre Boa Vista da Aparecida e Alto Alegre do Iguaçu. Estão previstas obras de alteração de traçado para melhorar as condições de segurança na via, com aplicação de R$ 1,9 milhão, via financiamento do BID.
Cerca de R$ 9,4 milhões estão sendo aplicados na construção de uma trincheira na BR-277, em Santa Terezinha do Itaipu, que inclui também a construção de uma nova via marginal do lado esquerdo da rodovia. A obra é executada no km 709, na altura da Avenida das Orquídeas. Já a nova marginal irá conectar a Rua 3 de Maio e a Rua Flávio Dal Bó, com mais de um quilômetro de extensão.

Também com recursos do Tesouro, o Estado investe R$ 5,3 milhões na construção de duas pontes que integram o conjunto de obras do Contorno Leste de Palotina. Ambas serão entregues neste ano, a primeira tem 66,3 metros e fica sobre o rio Santa Fé e outra mede 46,5 metros e atravessa o rio Pioneiro.
NOROESTE. Os três trechos de duplicação da PR-323, na região Noroeste, serão finalizados neste ano. O primeiro deles é um de 20,7 quilômetros, entre Paiçandu e Doutor Camargo, continuação da primeira parte da obra, entregue em fevereiro do ano passado. O investimento é de R$ 90,7 milhões, fruto da parceria com o BID.

Outra frente de obra da PR-323 dá continuidade ao último trecho duplicado, seguindo de Doutor Camargo até o encontro com o Rio Ivaí. A extensão, nesta parte, é de 6,3 quilômetros e o investimento é de cerca de R$ 38,3 milhões, também financiado pelo BID.

O terceiro trecho de duplicação da rodovia compreende o perímetro urbano de Umuarama e recebe investimento de R$ 59,3 milhões. A obra no chamado Trevo Gauchão inclui a construção de duas interseções em nível e a duplicação de um trecho de 4,5 quilômetros da PR-323, no entroncamento com a PR-468, que dá acesso a Mariluz.

Em trechos da PR-323 que não contarão com pistas duplas, o Governo do Estado faz a implantação de terceiras faixas para aumentar a capacidade de tráfego e garantir mais segurança aos motoristas. Ao todo, são quase 24 quilômetros de faixa adicional, que recebem R$ 59,4 milhões de investimento do programa Avança Paraná, financiado pela Caixa e o Banco do Brasil.

Executada a partir do convênio com a Itaipu, Estrada Boiadeira (BR-487) recebe investimento de R$ 223,8 milhões para a revitalização de um trecho de 46 quilômetros entre Icaraíma e Umuarama. A obra foi dividida em três lotes e maior parte dos trabalhos é na pavimentação do trecho, reduzindo os custos logísticos de produção e facilitando a ligação com o Mato Grosso do Sul.

CAMPOS GERAIS. A construção do acesso ao Contorno Norte de Castro recebe investimento de R$ 13,17 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O trecho de 2,6 quilômetros vai ligar a PR-340 ao novo contorno, que está sendo construído entre as rodovias PR-151 e PR-090. A obra do acesso conta com um viaduto na interseção entre PR-090 e PR-340, com extensão de 30,6 metros, vão-livre de 5,5 metros, e largura de 17,6 metros de largura, incluindo faixa de rolamento e faixa de acostamento.

Principal artéria do Norte Pioneiro, a PR-092 terá um aumento significativo de capacidade de transporte de cargas com a implantação de 17,5 quilômetros de terceiras faixas. As intervenções vão desde o início da rodovia, no km 200, em Jaguariaíva, até o entroncamento com a BR-153, no km 327, em Santo Antônio da Platina, passando por Arapoti, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Quatiguá e Joaquim Távora. O investimento é de R$ 40,8 milhões, através do Avança Paraná.

CENTRO. Ainda neste ano, também serão concluídas as obras de duplicação da rodovia BR-277, no perímetro urbano de Guarapuava, entre o km 344 e o km 350,2, totalizando 6,2 quilômetros de extensão. O investimento é de cerca de R$ 84,4 milhões, com recursos do Avança Paraná.

Outra obra a ser entregue na região central são as vias marginais no entroncamento com a PR-466, em Pitanga, sentido Santa Maria do Oeste. No total, o Governo do Estado investe R$ 15,1 milhões para a construção das duas margens, que juntas, somarão 8,4 quilômetros de novas pistas.

NORTE PIONEIRO. O Contorno Sul de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, terá três quilômetros de rodovia Classe III e fará a ligação entre as rodovias PR-422 e PR-092, desviando o tráfego pesado de caminhões do perímetro urbano do município. Além disso, estão em andamento as construções de um viaduto de 30 metros sobre a Rede Ferroviária e de uma interseção em nível com a PR-422. O valor concebido para a referida obra é de R$ 9 milhões, financiada pelo BID.

Obra na PR-151, no trecho entre os municípios de Ribeirão Claro e Carlópolis, que vai do km 24 ao 24,8, num trecho de pouco mais de 700 metros. Estão em andamento obras de correção de curvas e redução de entrecruzamentos. O investimento foi de R$ 3,6 milhões com recursos do BID.

VALE DO IVAÍ. Obra de correção e alteamento de pontos críticos distribuídos entre os quilômetros 7 e 28 na PR-650, no trecho entre São João do Ivaí e Godoy Moreira, que tem sofrido com alagamentos. A obra abrange 3,4 quilômetros de extensão e, entre outras melhorias, os trabalhos devem incluir terraplenagem, drenagem superficial e alteamento (elevação de pontos da rodovia). O total investido foi de R$ 15,5 milhões, com recursos do BID.

NORTE. No Norte, o destaque é para o Viaduto Bratislava, no km 163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava, em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina. O trecho integra o Contorno Sul do município e, de um lado, dá acesso à região central da cidade e também ao terminal rodoviário. Já no outro ponto da interseção em desnível está localizada a Estrada Rural Bratislava. Ela é a principal ligação com o Jardim Bratislava, região com mais de 5 mil habitantes. O investimento foi de R$ 13,5 milhões, com recursos do Avança Paraná.

RMC. O primeiro trecho de duplicação da Rodovia do Minérios (PR-092), uma das principais rodovias da Região Metropolitana de Curitiba, que liga a Capital a cidades como Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e o Vale do Ribeira, será finalizado neste ano. Com investimento de R$ 90,6 milhões, a obra conta com novas pistas, marginais, dez pontes, quatro viadutos/trincheiras (interseções em desnível), uma passarela, barreiras do tipo New Jersey, calçadas e ciclovias em um trecho de 4,74 quilômetros.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223