Na última sexta-feira, 3, a Prefeitura de Goioerê retomou os mutirões de limpeza para o combate a dengue que conta com 1.157 casos confirmados em Goioerê e 2.316 notificações.
O mutirão recolheu materiais considerados inservíveis, reduzindo assim o montante de resíduos e os possíveis criadouros do Aedes Aegypti em pontos considerados críticos em três bairros da cidade: Jardim Curitiba, Vila Guaira e Mutirão. Segundo a coordenação de Endemias, estes locais foram definidos pelos agentes de endemias como pontos onde os moradores têm dificuldades em manter quintais limpos e organizados, sendo necessária a ação.
A ação foi realizada pelas equipes da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Coordenação de Controle de Endemias, Secretaria de Agricultura e de Viação e Obras Públicas.
A Coordenação de Endemias salienta que a população deve colaborar com o combate à dengue, deixando seus quintais limpos e organizados.
Com as temperaturas mais frias a proliferação do mosquito da dengue também cai muito, sendo este o momento propício para a retomada dos mutirões, visando a eliminação de objetos que podem se tornar criadouros do mosquito. Vale ressaltar que os ovos do mosquito conseguem se manter em uma ambiente seco por mais de 200 dias e assim que a água da chuva se acumular no recipiente em um dia mais quente, os ovos eclodem com milhares de larvas.
A Prefeitura não informou se já existe outro mutirão de limpeza agendado. No entanto, a população deve fazer a sua parte, promovendo a limpeza de seus quintais, descartando materiais inservíveis, lavando vasos de flores e objetos que acumular água, para que Goioerê consiga sair do estado de epidemia.