A epidemia de dengue continua avançando em Goioerê. No boletim divulgado quarta-feira, 06, a Secretaria de Saúde informou que 876 pessoas foram diagnosticados com a doença. As notificações atingiram o número de 2.006 pessoas.
Apesar do fumacê que foi aplicado no início da semana em Goioerê, ele atendeu três bairros que provavelmente devem ser os que mais apresentam casos positivos e notificações. O fumacê é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde está realizando nos municípios do Paraná que estão em epidemia, num esforço de combater a epidemia que atingiu o estado que contabiliza 157.418 mil casos confirmados no Paraná, com 122 óbitos provocados pela doença. A epidemia atinge 223 cidades, que representam mais de 55,8% dos municípios paranaenses.
MAIS AÇÕES. O combate a dengue é uma ação que deve começar pelo morador, que é responsável pelo lixo que se acumula em seus quintais e objetos, que muitas vezes, mesmos organizados nos quintais, são criadouros do mosquito e devem ser eliminados ou ter a devida limpeza e proteção.
São vasos de flores que precisam de limpeza diária, calhas de casas e empresas que necessitam ser limpas, e todo objeto que em dias de chuva possam acumular água onde o mosquito aedes aegypt consiga depositar os ovos que ficam no local por mais de 300 dias, e ao receber água eclodem levando a proliferação do mosquito.
No entanto, os números mostram que a população não está fazendo o dever de casa e nem mesmo seguindo as orientações dos agentes da dengue que estão fazendo as visitas e informando sobre os cuidados. Diante disso, espera-se ações mais energéticas dos agentes públicos, uma vez que se trata de saúde pública.
E mesmo com o número alto em Goioerê, a dengue não fez nenhuma vítima fatal. No entanto, é grande o número de pessoas que diariamente buscam as unidades de Saúde, em especial Pronto Atendimento e muitos são os internamentos que estão ocorrendo, já que a dengue é uma doença que faz o paciente sofrer com dores e fraquezas. Nesta semana um goioerense, teve seu estado agravado e internado em uma UTI da região. Seu estado não é grave, mas o médico optou pela UTI devido a fragilidade de sua saúde.
JUSTIFICATIVA EVASIVA. A assessoria da Prefeitura justificou os números altos da dengue com o quadro abaixo, mostrando que em 2013 Goioerê já teve uma epidemia com 1625 casos positivos.
No entanto, a melhor resposta para a sociedade, seria a divulgação das ações que estão sendo planejadas e não um relatório de 2013, cujos números números não devem ser superados em 2020.