13 pessoas foram detidas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil no domingo (16), após apresentarem testes falsos para Covid-19. Elas tentavam entrar no show do cantor Gusttavo Lima, que era realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
Equipes formadas por agentes da Defesa Civil, Secretaria Municipal da Fazenda, Vigilância Epidemiológica, Guarda Municipal e Samu, com apoio de órgãos da administração municipal e das polícias civil e militar realizaram a fiscalização no evento, em cumprimento ao novo decreto publicado pela prefeitura na última sexta-feira (14).
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O documento, que começou a valer no dia 16 de janeiro, exige que as pessoas que forem a shows com mais de 500 pessoas, apresentem teste RT-PCR ou teste de antígeno negativos para a Covid-19, realizados 48h antes do evento.
Durante a conferência dos testes, na entrada do show, que aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas (Charrua), as equipes identificaram 13 pessoas com resultados falsos. Os portadores de testes foram encaminhados por equipes da Guarda Municipal à Delegacia da Polícia Civil para serem responsabilizados.
De acordo com a organização do evento, cerca de 2.000 pessoas acompanharam o show no Charrua.
A equipe do Ric Mais entrou em contato com a Polícia Civil para esclarecer as medidas que foram tomadas em relação aos encaminhados, mas até o fechamento da matéria não houve posicionamento da assessoria.
Decreto
A publicação do decreto foi decidida durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na última sexta, diante do cenário da saúde na cidade da Fronteira. Foz do Iguaçu apresentou um aumento expressivo no número de casos de Coronavírus nos primeiros 15 dias do ano.
Do dia 1º até o dia 15 de janeiro, foram registrados quase cinco mil novos casos de Covid-19 no município, o que acarretou em uma sobrecarga na rede municipal de saúde, gerando preocupação às autoridades municipais.
Fonte: RICMAIS