O aplicativo “Fake ou News”, que pode ser baixado em dispositivos móveis com o sistema Android ou iOS, é um jogo interativo que busca combater a desinformação sobre o processo eleitoral. A novidade foi lançada na última sexta-feira (16) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, acompanhado do diretor-geral, doutor Valcir Mombach, e pelo Dr. Roosevelt Arraes e integrantes do Instituto Mais Cidadania.
FAKE OU NEWS. O jogo desafia o usuário com uma mensagem referente ao processo eleitoral. Caso o jogador considere o conteúdo verdadeiro, deve compartilhar a informação, mas, se considerar falso, então deverá apagar. Depois de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação de acordo com seu desempenho. Parte das cartas foi obtida a partir de informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, projeto de checagem de notícias da Justiça Eleitoral do Paraná, do qual o Instituto Mais Cidadania é um dos parceiros.
CERIMÔNIA. Durante o lançamento, o desembargador Tito Campos de Paula relembrou que “investir no jovem é acreditar no futuro”. “Essa é contribuição que o Mais Cidadania traz para o cidadão. O projeto leva cultura e educação de forma leve, por meio de uma linguagem simples e acessível a todos”, destacou.
O Dr. Roosevelt Arraes agradeceu a parceria. “Nos empenhamos muito para criar o app este ano e é muito gratificante ver o projeto acontecendo na gestão do desembargador Tito e em parceria com uma instituição de credibilidade como o TRE-PR”, disse.
CONCEPÇÃO. A concepção do jogo foi do professor Rodolfo Stancki, que estuda o fenômeno das fake news e gostaria de conscientizar mais pessoas sobre o uso adequado das redes sociais e da internet. A ferramenta foi criada e produzida pela equipe do Instituto Mais Cidadania e colaboradores. Os envolvidos no projeto são Eduardo Seino Wiviurka, Luca Meneghin Macuco, Luiz Gustavo de Andrade, Maria Claudia Sawasaki, Paulo Henrique de Carvalho, Rodolfo Stancki e Roosevelt Arraes.