Após intensas reuniões envolvendo prefeitos dos quatro municípios da Comarca, setores da saúde, Ministério Público, Polícia Militar e Acig, que integram o “Comitê Gestor de Goioerê do Covid 19”, através do Decreto 6.659/2020, o prefeito Pedro Coelho alterou o Decreto que estabeleceu medidas de enfrentamento ao coronavírus, entre elas o fechamento do comércio e o isolamento social da população.
Através do novo Decreto 6.659, baixado no final da tarde dessa sexta-feira, 27, o prefeito autorizou o funcionamento do comércio de Goioerê, a partir da próxima segunda-feira, 30. Era uma solicitação da Associação Comercial.
No entanto, o Decreto e o próprio prefeito Pedro Coelho, estabelece uma série de recomendações para a abertura do comércio desde que em regime de contingenciamento, dispondo de álcool em gel, evitar aglomeração e outras ações.
O Decreto libera o funcionamento de bares, lanchonetes, não sendo permitido a presença de mesas e cadeiras fora do estabelecimento. Permissão de apenas 50% de sua capacidade.
Os supermercados e açougues voltam a funcionar em horário normal. Também estão autorizados a funcionar nos domingos.
ABERTO. Desde ontem, sexta-feira, 27, estão autorizados o funcionamento os setores de construção civil, mecânicas, borracharias, além de postos de combustíveis.
CULTOS E LAZER. O Decreto que passa a vigorar a partir de segunda-feira, 30, mantém a proibição para realização de Cultos e Missas.
Também mantem a proibição do funcionamento de academias, clubes recreativos, praças e atividades esportivas.
ESCOLAS. Outro setor que continua paralisado é o da educação municipal, envolvendo escolas e Cmeis. O retorno das aulas na rede municipal deve acompanhar o calendário da rede estadual.
RESPONSABILIDADE. Por sua vez, o presidente da Associação Comercial, Alexandre Cândido, alerta os empresários e comerciantes para voltar ao trabalho com responsabilidade mantendo o contingenciamento e muito discernimento, uma vez que o setor de fiscalização da Prefeitura com apoio da Polícia Militar, estarão atendendo a todo e qualquer tipo de abuso. “Se não haver responsabilidade por parte dos comerciantes, e da própria população, não está descartada a volta do fechamento de todo o comércio” – afirma o presidente da Acig.
SAÚDE ATENTA. A equipe da Secretaria de Saúde, e do “Comitê Gestor do Covid/19”, estará atenda acompanhando a evolução do coronavírus. Em caso de aumento de casos suspeitos, o Decreto que estabelece o fechamento do comércio poderá voltar a entrar em vigor, assegura o prefeito Pedro Coelho.