Lançado no último dia 7 de maio na região de Campo Mourão, o programa “Cartão Comida Boa”, do Governo do Estado, beneficiou mais de 35 mil famílias na Comcam com a entrega de 35.708 cartões vales compras, o equivalente a 81,7% do total previsto. A meta era entregar 43.713 cartões.
O balanço foi repassado pela chefia regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), núcleo de Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo, que fez uma avaliação positiva do programa na região. Ele lembrou que os beneficiários têm até esta sexta-feira (7) para usarem o saldo remanescente dos vouchers. A entrega dos cartões foi encerrada no dia 14 de julho. A partir do dia 8, os valores serão zerados, em razão de o Decreto 5.069, publicado em 7 de julho, ter prorrogado o benefício por pandemia de Covid-19, ou autônomos que deixaram de gerar renda em razão da suspensão de serviços. O “Comida Boa” é uma ajuda emergencial. Os recursos para o programa são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza. Quem tem direito ao auxílio, e por ventura não retirou o cartão nos locais e prazos onde os municípios fizeram a entrega, não tem direito a parcela anterior porque o valor não é cumulativo.
O alerta é que os beneficiários fiquem atentos, já que os saldos do “Cartão Comida Boa” ficarão disponíveis somente até esta sexta-feira (7). “Quem não utilizar até esta data perderá o crédito”, alerta a secretária municipal de Campo Mourão, Márcia Calderan.
O “Comida Boa” é um vale compra no valor de R$ 50,00 concedido pelo governo do Estado para famílias em situação de vulnerabilidade, com o intuito de amenizar a crise causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19). O cartão pode ser usado nos estabelecimentos credenciados pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). “O objetivo é garantir que as famílias não passem necessidade de itens básicos de alimentação durante a pandemia de coronavírus”, falou a chefe do Escritório Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), em Campo Mourão, Shelly Miriam Fernandes Nogueira.
O benefício é voltado para quem está inserido no Cadastro Único (CadÚnico) nacional e atende aos requisitos estabelecidos no decreto 4570/20, além de autônomos e microempreendedores individuais que tiveram sua renda afetada pela pandemia. O cartão deve ser usado exclusivamente para compra de produtos da cesta básica.