Comissão de Meio Ambiente conta com a participação da sociedade para melhorar as políticas ambientais do Paraná
Uma comissão aberta às demandas da sociedade. Foi assim que o deputado Goura (PDT) conduziu a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais em 2019. Presidente da Comissão, ele considera uma das mais importantes da Casa. “Mas o que é mais bacana foi que tivemos adesão da sociedade e participação popular” – disse ao destacar que a penúltima reunião da Comissão contou com a presença de professores da Universidade de Ponta Grossa, que vieram trazer uma proposta para realização de um inventário do patrimônio geológico do Estado.
“Fizemos uma Comissão aberta à sociedade, tendência que iremos adotar no próximo ano. Queremos cada vez mais que a população participe, converse com os deputados e tragam ideias, sugestões e realizem denúncias de crimes ambientais. E que isso sirva de fato como uma possibilidade de melhoria das políticas ambientais do Paraná” – afirmou. Durante o ano foram realizadas 13 reuniões ordinárias, analisados mais de 20 projetos de lei e realizadas audiências públicas.
Um dos projetos de lei analisados pela Comissão e destacados pelo deputado foi o que cria o Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), que “foi muito debatido com o Governo do Paraná, com as entidades, um projeto que recebeu emendas e que veio do governo com muitos problemas e de forma simplória”. Trata-se do PL 391/2019 que altera dispositivos da lei nº 12.945/2000, que institui o fundo. Ele também destacou a realização de uma audiência pública para debater as Unidades de Conservação do Paraná, “que foi bem bacana e engrandeceram o trabalho da Comissão neste ano”.
Goura também fez uma crítica ao comentar que estamos vivendo um “momento de retrocessos” no Brasil nas políticas ambientais. “Não é hora de amolecermos nas políticas ambientais e eu entendo que temos grandes desafios no Paraná”. Citou como assuntos que devem movimentar a Comissão no próximo ano a proposta de reabertura da Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu; a proposta de abrir a Mata Atlântica no Litoral para criar uma estrada que vai atender um porto privado em Pontal do Paraná e a liberação de agrotóxicos. “Temos que fortalecer as políticas ambientais e continuaremos fazendo isso no próximo ano” – afirmou.
Participam da Comissão os deputados Evandro Araújo (PSC), Alexandre Amaro (Republicanos), Alexandre Curi (PSB), Delegado Fernando Martins (PSL), Delegado Recalcatti (PSD) e Tadeu Veneri (PT).
Veja mais notícias da ALEP