Com a presença de dezenas de empresários de Goioerê, foi lançado na manhã desta terça-feira, 6, o programa Compro Daqui, uma ação da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Compras e Indústria e Comércio com a parceria do Sebrae.
O prefeito Pedro Coelho abriu a solenidade destacando o trabalho da equipe para que, em especial, os pequenos empresários tivessem acesso as licitações realizadas pela Prefeitura. Para o prefeito, criando ferramentas que incentivem os empresários a participarem das licitações e dessa forma, fazendo com que o dinheiro fique no município, o comércio local se fortalecerá e consequentemente a economia do município será impulsionada.
Estiveram presentes no lançamento, a secretária Regina Cruz (Indústria e Comércio), Maria Ivanete Macedo (Compras), o prefeito Pedro Coelho, Sandro Nasser (Sebrae), Alexandre Cândido (Acig), Nevair Padovin (Observatório Social), entre outros parceiros que integram o Comite Geral.
MUDANÇA DE MENTALIDADE. O programa foi apresentado pelo consultor do Sebrae, Valdemar Sartorelli que fez uma ampla explanação do panorama em que Goioerê se encontra em relação a participação de empresário locais nas licitações e ressaltou que Goioerê está a frente de muitos municípios nesta questão.
Segundo Sartorelli, “o programa é uma porta se abrindo e os empresários precisam estar com os olhos voltados para isso”, enfatizando que o “Compro Daqui” vem para aproximar quem vende de quem compra.
No entanto, o consultor fez um alerta para os empresários. “É necessário que se quebre alguns paradigmas do passado, de que as licitações são cartas marcadas, de que Prefeitura só paga atrasado entre outras questões que os empresários usam para justificar a não participação nas licitações”.
Outra questão abordada por Sartorelli é a questão da gestão da empresa. “Sem gestão é difícil a empresa entrar no mercado da licitação”, exemplificando que ainda tem empresários que ainda usa a conta particular para administrar as finanças da empresa. “Sem conta em banco é impossível participar de licitação” – comentou, reforçando que as licitações são um grande nicho para os empresários.
CONSULTORIAS. Segundo Regina Cruz, além de facilitar o acesso a todas as informações relacionadas as licitações, o Programa Compro Daqui vai disponibilizar consultorias e capacitações para os empresários.