Os jovens que integram o programa Conecta Grãos participaram de mais um módulo nesta quinta-feira, 15. Eles se reuniram no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol para se atualizar quanto as novidades, além de trocar ideias, de fertilidade de solo.
O pesquisador do CPA, Vanei Tonini, conversou com os cooperados e mostrou estudos do Centro a respeito do assunto. “Olhamos panoramas gerais daquilo que temos na região ao que se refere a acidez do solo e nutrientes que temos presente na nossa região, como o fósforo e o potássio. Por isso, abordamos principalmente questões da correção do solo e corretivos agrícolas, além de termos observado análises feitas aqui no CPA. Ter essas informações ajuda esses jovens produtores na tomada de decisão no dia a dia na propriedade tanto em manejo de fertilidade e nutrientes, quanto nas doses a serem utilizadas”.
O intuito, segundo o pesquisador, foi mostrar aos cooperados as oportunidades que eles têm quanto a produtividade e rentabilidade na produção de grãos. “Discutimos e mostramos aquilo que há no aspecto de melhorias e que podem ser implementadas na agricultura, como fertilidade do solo que pode ser melhorada nas propriedades”.
O cooperados de Cafelândia, Mattew Favero, 22, está à frente das atividades da família, administrando a propriedade do avô. Para ele, o que foi ensinado durante o encontro ajuda na lida no dia a dia. “É uma complementação daquilo que já sabemos. Além disso, é sempre bom ver as pesquisas que estão sendo desenvolvidas aqui no CPA e o quanto isso nos ajuda no trabalho diário. Conversar sobre correção de solo, vendo as novas tecnologias e pesquisas, nos auxilia a ter uma visão mais ampla do que podemos fazer. Sem contar que com o programa Conceta temos a oportunidade de trocar ideias e experiências com outros produtores, o que sempre agrega muito”.