Empurrado pelo agronegócio que no último ano teve excelente desempenho, em 2017 o setor da construção civil apresentou números bem acima da expectativa em relação a 2016. Tanto em relação aos números de alvarás expedidos pela Secretaria Municipal de Planejamento como pela metragem total de obras executadas.
NÚMEROS. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, em 2016 foram expedidos 216 alvarás que resultaram num total de 23.758,70 metros quadrados de construção.
Enquanto que ano de 2017 foram expedidos 277 alvarás de construção, resultando num total de 28.120, 60 metros quadrados.
Os números de 2017 ficaram acima dos números registrados em 2016, quando foram expedidos 277 alvarás contra 216. Em metros quadrados de construção, no ano passado foi registrado um aumento de mais de 4 mil metros quadrados de construção, representando um aumento considerável em relação aos números de 2016.
MAIOR IMPACTO NO SETOR IMOBILIÁRIO
Foram números que movimentaram, não apenas o setor de material de construção, como também a geração de mão-de-obra na construção civil, que, tem um aumento significativo, inclusive ocorrendo em alguns momentos, a falta de mão-de-obra no setor.
Essa expansão, com certeza vai se refletir em 2018. Os locais onde mais se observa obras sendo levantadas são nos novos loteamentos. Em especial no Jardim Canadá, vizinho do Cidade Alta, onde estão sendo executadas mais de 20 obras simultaneamente. Outro local, é o Jardim Cristo Rei, nos altos da Vila Guaira, onde dezenas de obras estão sendo executadas.
CRESCIMENTO. Ao avaliar os números registrados em 2017 na construção civil, a secretária de Planejamento, Les Nucci frisa que o setor de fiscalização da Prefeitura teve uma atuação destacada.
Segundo a secretária, em meados do ano passado a administração identificou que o número de alvarás expedidos era bem menor do que o número de obra que estavam sendo executadas, principalmente de reforma e ampliação. E, a partir daí, foi reforçada a fiscalização com a contratação de um técnico em construção civil para acompanhar de perto a execução das obras em relação aos alvarás expedidos, possibilitando com isso aumentar consideravelmente o número de alvarás expedido, além de manter um cadastro atualizado em relação ao número de construções, reformas e ampliações na área da construção civil.