Os cooperados que fazem parte do Grupo Coopera da Copacol tiveram a oportunidade de fazer uma imersão em cooperativismo na Argentina. Os produtores visitaram as estruturas da Cooperativa AFA (Agricultores Federados Argentinos), o Porto e a Bolsa de Comércio de Rosário. “Essas experiências são sempre muito enriquecedoras. E isso faz parte da Copacol: oportunizar aos nossos cooperados momentos de troca de informações e conhecimento para que todos possam crescer no agronegócio e no cooperativismo”, afirma o diretor-secretário, Silvério Constantino, que participou da visita ao país vizinho.
De acordo com a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin, o objetivo da visita foi promover maior conhecimento aos jovens cooperados sobre ações de outras cooperativas, como o caso da AFA. “Conhecemos processos diferentes do que a Copacol faz e tivemos uma visão mais ampla sobre cooperativismo, pensando em valores e filosofia. Além disso, com essas viagens técnicas temos a intenção de fortalecer o conhecimento dos nossos cooperados”.
No itinerário do grupo esteve uma visita a sede da AFA, um tour pela planta industrial da Cooperativa, em um moinho de trigo e na casa da família Alloa, cooperada da AFA. Além disso, os cooperados da Copacol também conheceram o Porto e a Bolsa de Comércio de Rosário.
Maycon Eduardo Sassi, de Palmitópolis, Nova Aurora, esteve entre os cooperados que participaram da visita. Para ele, a experiência foi enriquecedora. “Agregou muito para o nosso conhecimento em cooperativismo. Além disso, tivemos a oportunidade de ver como uma cooperativa de outro país trabalha, aprendendo novos modelos de negócios e vendo o que eles fazem que podemos aplicar aqui, tanto na Cooperativa quanto na nossa propriedade”.
A excursão para a Argentina faz parte do projeto “Aprendendo com Gigantes” realizado pela Copacol com os integrantes do Grupo Coopera. No ano passado os cooperados tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Mato Grosso para conhecer empresas e modelos de negócios do Estado.