Se a expectativa em torno da I Mostra Cultural de Quarto Centenário era das maiores, a abertura surpreendeu ainda mais o público presente. Foi marcada por uma bela apresentação que encantou e emocionou o público presente na noite de sábado no Centro Cultural.
Mostrou todo o talento e a dedicação do professor Dhionata Macena, coordenador do Grupo de Teatro Arte & Risos Copacol e da Oficina de Teatro apoiada pela Copacol, através do Projeto Copacol 4×4.
“COPAVIDA”. As cortinas da Mostra Cultural se abriram com a encenação que contou a história dos 53 anos da Copacol que surgiu do idealismo de um grupo de pequenos agricultores liderado pelo Padre Luís Luize, que lutava para impedir as ações dos atravessadores que pagavam qualquer preço pela lavoura colhida pelos pequenos agricultores, que não tinha para quem vender a produção. E assim, ficavam a mercê dos atravessadores. A partir daí, com o idealismo do Padre Luize, em 1963, surgiu a Copacol.
Uma história que foi encenada no palco da Mostra Cultural de Quarto Centenário. A encenação teve início com a entrada em cena de um ator mirim que interpretou o saudoso Padre Luize. As apresentações se proseguiram com danças preparadas e ensaiadas pelos atores mirim usando figurinos dos primeiros cooperados. Uma cenografia representando aves, suínos, vacas leiteira e peixes e outras diversificações que foram surgindo ao longo dos 53 anos da Copacol.
EMOCIONOU. De forma simples os pequenos atores emocionou a platéia, especialmente a coordenadora de Projetos da Copacol, Gislaine Pontes. “Foi uma surpresa gratificante. Me emocionei ao ver a dedicação dessas crianças e adolescentes contando no palco a história da Copacol” – citou Gislaine que cumprimentou o professor e diretor de teatro Dhionata Macena, os atores, a secretária de Educação e Cultura, Alice Miyashita e o prefeito Reinaldo.
PARCEIRA. “Foi uma maneira de agradecermos a Copacol pela grande parceria com o nosso município e também por contribuir para o desenvolvimento de toda a região” – afirmou o prefeito Reinaldo Krachinski enaltecendo a presença da Copacol na região. As fotos são do evento.