Os manejos na atividade de piscicultura devem ser realizados conforme as condições do clima. Seja no inverno ou verão, os produtores devem ficar atentos com os cuidados que a atividade exige. Como se vive no momento a estação inverno, período em que os manejos devem acompanhar as condições do clima, a equipe técnica da piscicultura da Copacol, alerta os produtores de como os mesmos devem proceder em dias de frio mais intenso.
O médico veterinário, Nilson Zgoda, em entrevista ao Estação Copacol, programa de rádio da Cooperativa desta terça-feira dia 30, disse que diante das previsões de queda de temperatura prevista para o próximo fim de semana, os produtores devem ficar atentos com relação à alimentação dos peixes.
Segundo ele, nos dias que antecedem e mesmo nos dias de baixas temperaturas, os produtores devem suspender a alimentação, pois agindo assim pode-se evitar mortalidades.
Segundo ele, desde esta terça-feira já se recomenda gradativamente a restrição alimentar dos peixes, haja visto que há uma previsão de queda de temperatura para a próxima sexta-feira dia 02 de agosto. “Recomendamos que na quinta-feira o produtor não forneça ração aos peixes, pois com o estômago cheio ele não fará uma boa digestão e no dia seguinte com o frio mais intenso pode ocorrer mortalidade”, explica Nilson.
Já com relação a qualidade da água, ele disse que é necessário monitorar os parâmetros, principalmente, amônia e nitrito e as demais correções nesse sentido. Nilson frisa que o produtor que tiver dúvida sobre o assunto, deve procurar a equipe técnica que irá repassar as orientações necessárias.