Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Copacol apresenta inovações em alimentos e destaca referência em energia renovável no Siavs 2026

quinta-feira, 6 agosto de 2026.

A Copacol participa do Siavs 2026 (Salão Internacional de Proteína Animal), em São Paulo, levando inovação, sustentabilidade e tecnologia para um dos maiores eventos do setor no mundo. Com um estande voltado à apresentação de seu portfólio e uma comitiva formada por dirigentes, técnicos e cooperados, a cooperativa busca fortalecer parcerias, ampliar mercados e acompanhar as principais tendências da cadeia global de proteína animal.

Siga a Tribuna no WhatsApp

No espaço da Copacol, clientes, importadores, distribuidores e parceiros conhecem de perto as linhas de produtos de aves e tilápia, comercializadas em mais de 80 países e reconhecidas pela qualidade, segurança alimentar e inovação.

Entre os destaques está a nova linha de frangos temperados prontos para preparo na air fryer. Os produtos são acondicionados em bandejas especiais que podem sair diretamente do freezer para o eletrodoméstico, oferecendo mais praticidade ao consumidor.

Outro diferencial apresentado durante o evento é a marca de tilápias Copacol, líder de vendas no mercado brasileiro. O resultado é fruto de um sistema de produção verticalizado, que garante controle de toda a cadeia produtiva, rastreabilidade e sustentabilidade em todas as etapas.

Além da participação institucional, cooperados também estão presentes na feira para acompanhar palestras e debates técnicos. A iniciativa permite acesso às principais inovações e tecnologias do setor, contribuindo para que o conhecimento adquirido seja aplicado nas propriedades e fortaleça ainda mais o cooperativismo.

“O Siavs é um ambiente estratégico para fortalecer relacionamentos, abrir novas oportunidades de mercado e acompanhar as transformações da produção mundial de alimentos. Vivemos um momento de grandes desafios ligados à sustentabilidade, sanidade, competitividade e às exigências dos mercados consumidores. Estar aqui reforça o compromisso da Copacol em produzir alimentos com qualidade, segurança e responsabilidade, sempre valorizando o trabalho dos nossos cooperados”, destaca o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Copacol apresenta modelo de energia renovável

Referência nacional em sustentabilidade e vencedora, por dois anos consecutivos, do Prêmio Melhores do Biogás Brasil, a Copacol também foi convidada para participar do Painel de Sustentabilidade do Siavs.

Durante a apresentação, a cooperativa mostrou os resultados da usina de biogás instalada na Unidade de Produção de Leitões (UPL), em Jesuítas (PR). Somente em 2025, a estrutura gerou 6.813.437 kWh de energia elétrica a partir do aproveitamento dos resíduos produzidos na UPL e na Unidade de Produção de Desmamados, resultado que representou uma economia equivalente a R$ 6,4 milhões.

“O aproveitamento dos resíduos gera autonomia energética, reduz impactos ambientais e ainda produz biofertilizante, transformando um passivo ambiental em uma importante fonte de renda e sustentabilidade”, explica o gerente de Meio Ambiente da Copacol, Celso Brasil.

Homenagem ao agronegócio

Durante o evento, o diretor-presidente Valter Pitol também participou do lançamento da biografia “O Embaixador do Agro”, que retrata a trajetória do ex-ministro da Agricultura Francisco Turra.

A obra apresenta a história de Turra desde a infância no Rio Grande do Sul até sua atuação como uma das principais lideranças do agronegócio brasileiro, destacando sua contribuição para o fortalecimento institucional e a expansão internacional do setor.

“É uma grande honra participar desse momento. Francisco Turra é um dos grandes porta-vozes do agronegócio brasileiro e teve papel fundamental para ampliar a representatividade e a competitividade do setor no cenário internacional”, afirmou Valter Pitol.