Pelo segundo lote consecutivo o cooperado de Nova Aurora, Edilson Fabris, se destaca na avicultura da Copacol. Com 486 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva), o produtor foi o destaque de junho na integração avícola da Cooperativa. No lote anterior entregue no mês de abril, Edilson já havia se destacado com expressivos 499 pontos.
Além de se destacar em pontuação, o produtor obteve o melhor índice de crescimento diário ao alcançar 83.03 gramas.
Dono de uma das maiores médias da Copacol, os bons resultados do avicultor já não são mais novidade, uma vez que, ele está sempre na ponta no sistema de terminação.
Na propriedade os bons resultados têm a mão da família, esposa Leila e o filho Jhonatan, que juntos valorizam cada detalhe nos cuidados com as aves. Se tem uma coisa que eles não abrem mão, são as questões sanitárias que são rigorosamente cumpridas, mesmo durante os intervalos dos lotes, pois neste período toda a atenção também se faz necessária.
“O bom resultado é fruto de todo um trabalho realizado desde o intervalo, com bom manejo de cama, aquecimento do pinteiro, ventilação e a preocupação de sempre manter uma boa ambiência, mas só isso não é suficiente, a qualidade dos pintainhos que recebemos e da ração, as orientações técnicas, enfim é todo um conjunto de ações que envolve toda a cadeia, onde cada um tem que fazer a sua parte no processo, pois acredito que isso faz com que possamos manter nossos bons índices de IEP. A assistência técnica faz toda diferença pois é através dela que aprendemos tudo o que sabemos”, destaca Edilson Fabris.
Segundo o produtor a cada bom resultado aumenta o desafio e ao mesmo tempo a motivação para o lote seguinte. Somos muito gratos a Deus e a Copacol pela oportunidade e reconhecimento”, agradece o cooperado.
Na corrida pelo melhor resultado do mês, logo em seguida com o segundo melhor IEP vem o cooperado de Alir Carneiro de Cafelândia com 481 pontos e em terceiro Roberto Ricato de Formosa do Oeste com 480. A media geral de IEP, ficou em 398 pontos em junho.
No critério crescimento diário, além de Edilson em primeiro com 83,03 gramas, se destacaram também os avicultores: Anderson Wilxenski da Silva de Nova Aurora com 80,01 g e Anderson Bortolato, também de Nova Aurora com 79,45g. O crescimento diário das aves entregues no mês ficou com uma média de 71,25 g.
Quando se trata de conversão alimentar os melhores resultados de junho foram dos avicultores: Hélio Girelli de Nova Aurora com 1,508 Kg, Gilberto Fortis de Goioerê com 1,530 Kg e Alir Carneiro de Cafelândia com 1,562 Kg. A média geral da conversão alimentar de junho na Copacol ficou em 1,687 Kg.
Fonte: Copacol.