A prosperidade e o espírito de cooperação são marcas da Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), que nesta quarta-feira, 23 de outubro, comemora 62 anos de geração de oportunidades e transformações econômicas, sociais, ambientais e culturais. Fundada pelo padre Luís Luise e 32 agricultores, a cooperativa nasceu com o sonho de oferecer uma vida melhor para a comunidade da região.
Siga a Tribuna no WhatsApp
“Hoje vemos que esse sonho se tornou realidade. As famílias enfrentaram muitos desafios ao longo das décadas para que as novas gerações tivessem condições melhores de trabalhar e viver. A Copacol se tornou a sustentação dos negócios dos cooperados, gerando renda e empregos nas cidades onde atuamos. E assim, compartilhamos resultados com todos”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Crescimento sólido e projeção para o futuro
Com um olhar voltado para o futuro, a Copacol segue planejando sua evolução, mantendo o ciclo de oportunidades para cooperados e colaboradores. São 16,2 mil colaboradores e 10,6 mil cooperados que atuam desde o campo até a indústria, consolidando a cooperativa como uma das maiores do Brasil: quinta maior entre as cooperativas de produção e décima colocada entre as 100 Maiores do Paraná, segundo o Ranking da Revista Amanhã.
A cooperativa também ocupa a terceira posição em receita no ranking Melhores & Maiores, da Revista Exame, e está entre as três maiores do setor agroindustrial, de acordo com o levantamento do Jornal Valor Econômico “Valor 1000”. Anualmente, são pagos R$ 390 milhões em impostos, revertidos em desenvolvimento regional.
Além do impacto econômico, a Copacol investe em cultura, educação e esportes, com projetos voltados para crianças e adolescentes, como Apoio Cultural, Busão da Imaginação, Proerd, Escola no Campo, CooperJovem e Jovem Aprendiz, envolvendo toda a comunidade das cidades atendidas pela cooperativa.
Nossos números
A Copacol mantém faturamento anual próximo de R$ 10,6 bilhões e produção expressiva: 215,5 milhões de aves, 56,09 milhões de peixes, 602,6 mil suínos (entregues à Central Frimesa) e 13,3 milhões de litros de leite (industrializados pela Frimesa).
A cooperativa atua em 295 mil hectares no Oeste e Sudoeste do Paraná, cultivando soja, milho e trigo, e possui filiais em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Bebedouro (SP) e até Dubai (Oriente Médio). Seus produtos estão presentes em todos os estados brasileiros e em 84 países. “Buscamos continuamente a evolução, mantendo excelência em serviços e produtos, certificada por padrões internacionais como ISO 9001, GMP +, BRCGS, BAP/SPS, APPCC, Bem-Estar Animal NCC e Halal. São verificações constantes que refletem em nossa atuação”, ressalta Valter Pitol.
História e inovações da Copacol
Originalmente criada em 1963 para fornecer energia elétrica à região, a Copacol se desmembrou desse setor em 1969, voltando-se exclusivamente à agricultura, com destaque para feijão, arroz, milho e café.
Em 1982, inaugurou a primeira Unidade Industrial de Aves do Oeste do Paraná, diversificando a produção animal com suínos e leite. Em 2008, inovou novamente ao implantar o primeiro sistema integrado de peixes da América Latina, permitindo à cooperativa produzir 190 mil tilápias por dia, consolidando-se como maior produtora de tilápias da América do Sul, com unidades em Nova Aurora e Toledo.


















