Filhos de produtores integrados à Copacol na atividade de suinocultura participaram do primeiro encontro do ano do Programa Conecta Suínos, cujo objetivo é preparar os jovens para dar sequência nos trabalhos da propriedade, inclusive alguns deles já estão atuando nas ações.
Na ocasião foi ministrada palestra pelo médico veterinário da empresa Elanco, Pedro Ernesto Sbardella, que abordou controle de pragas e roedores, as formas de controle, identificação e prevenção.
Nesta edição o programa agrega novos integrantes, filhos de produtores que estão iniciando na atividade.
Anelise Jasper Sassi, de Palmitópolis, município de Nova Aurora, cuja propriedade está localizada no município de Jesuítas, está iniciando na atividade na terminação de três mil cabeças de suínos: “A ideia de investir na suinocultura surgiu a partir da vontade de diversificar ainda mais as atividades da propriedade, pois a gente já trabalhava com grãos e bovinocultura e, com isso, estamos buscando uma fonte a mais de renda para a nossa propriedade”, conta a jovem empreendedora.
Com relação ao Programa Conecta Suínos, ela diz que é uma oportunidade a mais que a Cooperativa oferece ao cooperado e sua família para que os manejos e toda a condução da atividade possam ser realizados de forma correta. “O Programa é direcionado a filhos de produtores que estão iniciando na atividade e tem por finalidade aperfeiçoar os conhecimentos na parte teórica, para que eles possam colocar na prática na granja”, destaca a médica veterinária da Copacol, Izabela Buss.
Já com relação a palestra, ela reforça que a mesma foi focada no controle de pragas, que se feito de forma correta contribui com as questões sanitárias evitando a contaminação dos animais, e estruturais como cortinas e silos, por exemplo.
Fonte: Copacol.