No sistema de produção de tilápias da Copacol, o produtor é premiado conforme o desempenho na atividade: uma forma de motivar e ao mesmo tempo valorizar os bons resultados obtidos diante do trabalho que é realizado na propriedade.
Arlindo Pezenti, cooperado de Nova Aurora, é o produtor destaque do mês de julho com a melhor conversão alimentar. Com os peixes entregues no período, ele obteve uma conversão de 1,332 Kg.
Também se destacaram neste critério os piscicultores de Cafelândia: Maria Nilse dos Santos Rademah Filippi, com 1,383 e Arno Martinho com 1.391 Kg.
O crescimento diário dos peixes também é um critério utilizado pela Cooperativa para avaliar os melhores resultados do mês. As tilápias entregues pelo cooperado do município de Toledo, Darci Silvestre Eckert, alcançaram a melhor média diária de crescimento, com 3.53 gramas, enquanto que os peixes entregues pelo produtor Lindemar Cassol de Cafelândia cresceram 3.42 gramas por dia e, logo em seguida, está o produtor Arno Martinho, com 3.34 g.
Arno Martinho também se destacou no critério rendimento de filé com 38.01%., Onicio Lemes de Corbélia com 37.90% e Nelson Jasper de Cafelândia com 37.64%.
Jorge Luiz Brustolin, colaborador responsável pelos manejos diários com as tilápias na propriedade do cooperado Arlindo Pezenti, afirma que a rotina de trabalho na piscicultura já vem de muitos anos, mesmo antes de se integrar à Copacol. Ao comemorar o resultado, Jorge lembra das dificuldades de quando trabalhava sem nenhuma orientação, com os altos custo de produção, sem nenhuma garantia de recebimento pelo produto final. “Com a parceria da Copacol a realidade é outra. A Cooperativa nos dá segurança para que possamos produzir alicerçados por toda uma estrutura organizada e consolidada em todo o processo”.
Quem também está contente com o resultado é o extensionista, Ivan Lucas Beliski. “É gratificante ver o resultado do produtor, até porque no lote anterior ele foi muito bem e agora neste consolidou com essa excelente conversão alimentar o esforço do trabalho com a ajuda diária dos manejos”, destaca Ivan.
Fonte: Copacol.