Na última sexta-feira, dia 04, representantes das Secretarias de Educação dos municípios de atuação da Cooperativa e das escolas participantes, estiveram reunidos na Aercol, em Cafelândia, para acompanharem o lançamento do Programa Escola no Campo, realizado em parceria entre a Copacol e a Syngenta.
Durante o evento, os professores receberam as orientações de como será desenvolvido o programa nos municípios, a programação, as diretrizes, o concurso de frases e desenhos, e palestras de apoio.
No mesmo dia, houve uma palestra motivacional com o mestre Claudio Dusik, que falou sobre valorização do professor, como cada um pode trabalhar com os recursos que tem e dentro das possibilidades individuais. Além disso, Claudio destacou sobre a importância da inclusão social na família, na escola e na comunidade.
O Programa Escola no Campo visa conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente e qual a responsabilidade de cada um, além da conscientização quanto ao trabalho infantil.
Ao todo, serão 33 escolas participantes e mais de 1,1 mil alunos do 5º anos do ensino fundamental, dos municípios de Cafelândia, Formosa, Goioerê, Iracema, Jesuítas, Moreira Sales, Nova Aurora, Quarto Centenário, Rancho Alegre e Tupãssi.
Para o representante da Syngenta, Darlan Simon, destacou a parceria de 13 anos com a Copacol que tem resultado em ótimos trabalhos. “A formação dessas crianças que são nosso futuro é primordial, e nosso objetivo é aproximar os pais, alunos e professores do meio ambiente e criar o hábito de cuidar dele”, destaca.
A coordenadora dos projetos sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes, explica que cada escola ficará responsável por desenvolver o projeto, voltado para questões ambientais ou a conscientização sobre o trabalho infantil.
“As escolas terão até o mês de novembro para realizar os projetos junto aos alunos, destacando a importância dos temas. Ao longo do ano, os alunos vão produzir frases e desenhos, e ao final serão premiados 10 desenhos, um por município, e as três melhores frases entre todas as selecionadas”, explica.
A premiação vai acontecer em novembro, em uma cerimônia especial com os professores, alunos participantes e representantes da Copacol e Syngenta.