Comprometida com a comunidade, a Copacol tem como propósito um ecossistema exemplar cooperando com ações de incentivo à prática do esporte e da cultura, que agora se estendem ao sudoeste paranaense, onde estão as novas unidades de recebimento de grãos da Cooperativa.
Por meio do Propósito Estratégico O Futuro Tem Copacol, Capanema, Planalto, Pérola Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste passam a receber recursos do Apoio Cultural, beneficiando mais de mil crianças e adolescentes. A verba repassada pela Cooperativa para as administrações públicas visa a compra de materiais para aulas de futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, desenho artístico, teatro, dança e música. “Com o crescimento da Cooperativa, esse é o momento oportuno para levarmos o Apoio Cultural para o sudoeste. Esse é o sentido da Copacol: além de gerar segurança e desenvolvimento no campo, oferecer projetos à comunidade, bem como incentivos esportivos e culturais a crianças e adolescentes”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.
Com os termos de compromissos assinados com as prefeituras, a Copacol passará a subsidiar atividades nos municípios, a partir das propostas apresentadas. Os municípios parceiros já estão autorizados a realizar a licitação das aquisições de materiais para iniciar o trabalho cultural e esportivo.
Em Pérola do Oeste serão 200 crianças e adolescentes atendidos com futsal, futebol, basquete e fanfarra. “Empresas como a Copacol não são apenas parceiras da administração, mas da comunidade. Com ações como esta conseguimos proporcionar ações aos moradores. Recebemos com satisfação esse repasse para o esporte de Pérola do Oeste, que vai estimular as atividades e auxiliar a todos a pensarem em um futuro melhor”, afirma o prefeito Edsom Bagetti.
Capanema utilizará o recurso para ações com 250 crianças e adolescentes (futsal); Planalto, 300 (ginástica rítmica, ballet e arte circense); Pranchita, 160 (futsal, futebol e vôlei) e Santo Antônio 180 (handebol, dança e balett). “Estamos felizes com essa parceria. Com o Apoio Cultural, vamos implantar o Projeto Craque do Amanhã, fomentando o esporte de base no município, em 2022, com crianças e adolescentes, com a implantação do núcleo de futsal, para democratizar o acesso ao esporte, melhorando a qualidade de vida e o direto de lazer”, afirma Américo Bellé, prefeito de Capanema.
O FUTURO TEM COPACOL. Com ações educacionais, culturais e esportivas, a Copacol desenvolve o Propósito Estratégico O Futuro Tem Copacol, proporcionando formações para educadores e atividades com crianças e adolescentes. A meta é beneficiar mais de 35 mil crianças e adolescentes até 2023.
O novo termo de cooperação para cidades do Oeste do Paraná será assinado em fevereiro de 2022, quando Mariluz passa a integrar a regional composta por Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Goioerê, Rancho Alegre e Moreira Sales. “Nossa atuação vai além da atuação no campo. Nosso envolvimento com a comunidade visa melhor qualidade de vida aos moradores, bem como o desenvolvimento cultural, social e esportivo das nossas crianças e adolescentes. O resultado desse trabalho é animador, com grande progresso no desempenho educacional dos estudantes”, afirma a coordenadora dos Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.