Com o objetivo de incentivar o protagonismo das novas gerações e fortalecer o cooperativismo nas comunidades, a Copacol encerrou mais um ciclo do programa CooperJovem nesta semana. Desenvolvido com apoio das secretarias municipais de Educação e do Sescoop, o programa reuniu 558 crianças dos 4º e 5º anos de escolas dos municípios de Goioerê, Nova Aurora, Formosa do Oeste e Iracema do Oeste.
O encerramento, realizado em Cafelândia, contou com dois dias de muita diversão. Música, brinquedos infláveis e guloseimas animaram as crianças, marcando o final de um ano de aprendizados sobre o cooperativismo. “A Cooperativa tem a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento social. O CooperJovem é um exemplo de sucesso na formação dessa nova geração, que será o futuro da Copacol, como colaboradores ou cooperados”, destacou o diretor-vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais.
Concurso de redação premiou destaques
Entre as atividades do programa, os alunos foram incentivados a escrever redações sobre o impacto do cooperativismo e o papel da Copacol no desenvolvimento das comunidades. Os alunos com melhor desempenho foram premiados com bicicletas, enquanto suas professoras receberam jogos de café exclusivos da grife Copacol.
- Goioerê: Ana Luiza de Lima de Oliveira (professora Terezinha Aguilera).
- Formosa do Oeste: Milena Felipe (professora Elis Reginna).
- Iracema do Oeste: Maysa Alves da Silva (professora Silmara Fernandes de Carvalho).
- Nova Aurora: Gabriel Boneto Cassimiro (professora Neuzeli Pascoato).
“Foi uma surpresa incrível e estou muito feliz com o prêmio. Minha professora me ajudou muito, e todo o esforço valeu a pena”, comemorou Milena Felipe, aluna premiada de Formosa do Oeste.
Participação de escolas
O programa envolveu diversas escolas, entre elas:
- Nova Aurora: Santos Dumont, Eugênio Mezzon, Fernando Esser, Custódia Colbalcho Tragueta e José Henrique da Silva.
- Iracema do Oeste: Professora Aparecida Rodrigues Caneloz.
- Formosa do Oeste: Nilza de Oliveira Pipino.
- Goioerê: Jardim Primavera, Cecília Meireles, Liduína Alves Gondim Primo, Ladislau Chicórski, Monteiro Lobato, Doutor Daniel Portela, José Jesus Cavalcante e Onive dos Santos.
A coordenadora de Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes, destacou o impacto do programa: “Além de despertar o interesse pela leitura e escrita, o CooperJovem ensina valores fundamentais sobre o cooperativismo e o papel das crianças como agentes transformadores da sociedade”.
O CooperJovem reafirma o compromisso da Copacol com a educação e o desenvolvimento social, deixando um legado de aprendizado e valorização do espírito cooperativo.