A Copacol realizou mais uma edição do Programa SuperAção, iniciativa que reforça o compromisso da Cooperativa com a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs). O evento aconteceu na Aercol de Cafelândia, na quarta-feira (10), reunindo gestores, lideranças, colaboradores, alunos da APAE, parceiros locais e autoridades.
Siga a Tribuna no WhatsApp
A atriz e consultora em inclusão Tabata Contri, da empresa Talento Incluir, de São Paulo, foi a palestrante convidada. Em seu relato, destacou que a inclusão é uma necessidade real, não apenas uma discussão. “As pessoas com deficiência existem e precisam contribuir com a sociedade. O trabalho traz dignidade, e quando a Copacol promove o SuperAção, ela reforça esse compromisso”, afirmou.
A programação contou ainda com a apresentação da cantora e escritora Sara Bentis, deficiente visual, que emocionou ao interpretar o Hino Nacional em libras e músicas de sua autoria. “Queremos representatividade e protagonismo. Estar aqui mostra que a Copacol cumpre seu papel de integrar pessoas com deficiência”, ressaltou.
O evento realizado na Aercol de Cafelândia na manhã de quarta-feira, 10, contou com presença de gestores e lideranças da Cooperativa, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ACICAF (Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia), Sicredi, Colégio Ellos, Colégio Estadual Maria Destéfani Griggio e de alguns colaboradores deficientes que atuam na Cooperativa. O diretor secretário Silvério Constantino também se fez presente.
Inclusão como valor
Para o gerente da Unidade Industrial de Aves, Moisés Grespan, o evento reforça a cultura inclusiva da Cooperativa. “Temos muitas pessoas com deficiência em nosso quadro e vemos o potencial de cada uma. Mais que contratar, buscamos adaptar processos e oferecer oportunidades reais de desenvolvimento”, destacou.
No Copacol Supermercados, a inclusão também é realidade. O gestor de negócios Márcio Jair Schmidt lembrou que a Cooperativa disponibiliza diversas vagas para PCDs, demonstrando que a prática vai além do discurso.
Feirão PCD: inclusão na prática
Além das ações de conscientização, a Copacol promove o Feirão PCD, realizado neste ano na Praça Brasília, em Cafelândia. O evento oferece vagas exclusivas para pessoas com deficiência e já tem mudado vidas, como a de Eduardo José Skura, que ingressou na Cooperativa como Jovem Aprendiz e agora atua como estagiário de TI. “É uma oportunidade de crescer e aprender, além de poder cooperar”, disse.
O supervisor de TI, Celso Bruno Cavalcante, reforçou a importância da iniciativa. “Incluir talentos como o Eduardo fortalece nossa equipe e contribui para o crescimento de todos”.
O Feirão direcionada a vagas para pessoas deficientes já traz resultados significativos e histórias de colaboradores que estão tendo a oportunidade de exercer suas habilidades em alguns setores da Cooperativa. O jovem Eduardo José Skura, teve a sua primeira oportunidade na Copacol como Jovem Aprendiz, ficou um período fora da empresa e agora por meio do Feirão PCD, ele voltou como estagiário no setor de TI (Tecnologia da Informação). “É uma oportunidade que eu tenho de crescer profissionalmente, vejo esse trabalho como uma forma de desenvolver novas habilidades, de me conectar com as pessoas, aprender coisas novas e também de poder cooperar”, destaca Eduardo que vê no TI uma forma de ajudar a resolver problemas e criar soluções, um setor onde se identificou. Ele agradece a Copacol pelas oportunidades primeiro no Programa Jovem Aprendiz em 2021 e agora na condição de estagiário. “Estou muito feliz por estar aqui e pretendo continuar”.
Compromisso permanente
Segundo a supervisora de Gestão de Pessoas, Luciana Franciele Vecchio Vieira, a Copacol garante oportunidades para PCDs em todos os seus processos seletivos, em parceria com Agências do Trabalhador dos municípios onde atua. “Respeitar as diferenças e promover inclusão faz parte da essência cooperativista”, afirmou.
Com 16,2 mil colaboradores e forte atuação no agronegócio, a Copacol segue crescendo e reforçando sua missão de cooperar também pela inclusão. A Cooperativa oferece treinamentos, bolsa de estudos, participação nos lucros e incentivos para o desenvolvimento de todos que fazem parte deste elo de cooperação.