O cooperativismo proporciona momentos de integração e aprendizado. Para ampliar os horizontes e compartilhar experiências, representantes de 22 cooperativas agropecuárias e de crédito do estado da Paraíba visitaram a Copacol. Os integrantes do grupo participaram de uma roda de conversa com a Diretoria Executiva, a Superintendência Administrativa Financeira e a Assessoria de Cooperativismo, onde conheceram as atividades desenvolvidas pela Copacol e a forma de trabalho da Cooperativa.
Durante o encontro, a Copacol apresentou aos visitantes as atividades desenvolvidas com cooperados e a comunidade nas cidades em que está inserida. “Este é um intercâmbio de conhecimento e aperfeiçoamento das ações cooperativistas. E para nós é um motivo de orgulho receber esse grupo, porque temos a oportunidade de trocar informações e experiências que servem para o desenvolvimento de todos”, destaca a assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin.
O momento foi proveitoso para todos os participantes. “Fiquei maravilhado com tudo o que eu vi. Volto para casa feliz e satisfeito, porque aprendi muito e quero aprender mais. Vemos que o trabalho desenvolvido pela Copacol é feito com muita dedicação e isso nos inspira”, destaca o presidente da Catoleite (Cooperativa dos Produtores de Leite e Derivados de Catolé do Rocha), Manoel Pedro da Silva Filho.
A sua maneira, cada cooperativa pode aproveitar a troca de informações que aconteceu. “Eu já tinha participado de uma intercooperação e ali conheci um pouco da Copacol. Depois disso, sempre tive o desejo de conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido aqui. Agora volto cheia de experiências, sonhos e ideias do que pode ser desenvolvido por nós”, afirma a presidente da Cooprafe (Cooperativa Mista dos Produtores Rurais na Agricultura Familiar do estado da Paraíba), Janete Xavier.
TROCA IMPORTANTE
A troca de ideias entre cooperativas é uma das formas que existe para agregar valor ao sistema cooperativista no País. “Viemos até a Copacol para conhecer experiências exitosas do cooperativismo paranaense, sobretudo desse trabalho de seis décadas desenvolvido aqui. Pudemos ver que existe uma organização do quadro social fantástica, projetos socioeducativos e de apoio a comunidade que nos deixou maravilhados. Com tudo o que vimos podemos agora desenvolver estratégias para replicar esse modelo de cooperativismo na Paraíba”, diz o presidente Sistema OCB/PB, André Pacelli.
O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, enalteceu a importância da troca de experiências e essas visitas que tendem a agregar para todos os participantes. “Tivemos a oportunidade única de receber esses presidentes, diretores e representantes de cooperativas da Paraíba para trocar informações a respeito do cooperativismo. Isso faz com que o nosso sistema se fortaleça no nosso país e cresçamos todos juntos”.