Os cooperados da Copacol concluíram a colheita da maior safra de milho já registrada na história da cooperativa para esse período do ano. Ou seja, o milho segunda safra.
Com uma área aproximada de 140 mil hectares semeadas, em algumas propriedades a semeadura teve início ainda na última semana de 2018, sendo que o pico do plantio se concentrou no mês de janeiro e início de fevereiro.
A antecipação da semeadura foi apenas um, entre os vários fatores que contribuíram para a boa produtividade.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Fernando Fávero, as boas condições do clima durante o ciclo da cultura e a colheita, aliados aos híbridos ideias para cada área, adequado a cada tipo de clima e solo, investimentos em adubação, adubação de cobertura, tratos culturais adequados e principalmente a profissionalização dos cooperados para cultura do milho segunda safra, também foram os principais fatores que fizeram com que a Copacol recebesse o maior volume de milho da história.
“Toda a expectativa da Cooperativa foi atendida. Os cooperados entregaram na Copacol 13 milhões de sacas do grão, e obtiveram uma produtividade média acima de 300 sacas por alqueire”, conta Fernando.
Fávero, a boa qualidade do grão é outro fator que se deve levar em consideração, pois todo o milho recebido pela Cooperativa é transformado em rações e vai atender a demanda da produção animal da Copacol.