As crianças atendidas pelo Projeto Apoio Cultural da Copacol, em Jesuítas, receberam novos materiais para as atividades de arte, cultura e dança, adquiridos com a renovação da parceria com a Prefeitura. As aulas realizadas em contraturno escolar com 485 estudantes da rede pública buscam o desenvolvimento das novas gerações.
Com o repasse financeiro, neste ano, foram adquiridos uniformes, utensílios para desenho e instrumentos musicais. “É uma grande satisfação ter essa parceria e poder contribuir para o desenvolvimento social e cultural dessas crianças. O Projeto Apoio Cultural faz a diferença na vida desses alunos que participam das atividades”, destaca a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin.
Os dois filhos de Juliana Cordeiro Tazers participam das atividades na Casa da Cultura de Jesuítas. Eles estão envolvidos em aulas de capoeira, teclado, bateria e desenho artístico: uma rotina de aprendizado que contribui para o futuro desta nova geração. “Percebo no desenvolvimento deles, na coordenação motora, o quanto melhoraram na atenção e no comportamento. Essa parceria com a Copacol é muito importante para a comunidade. Meus filhos têm a oportunidade de aprender algo novo”.
O Apoio Cultural é desenvolvido em 15 municípios do Oeste e do Sudoeste do Paraná. Em Jesuítas, as crianças participam de dez modalidades diferentes: ginastica rítmica, teatro, fanfarra, dança, capoeira, desenho artístico, violão, teclado, coral e musicalização infantil. A parceria completa oito anos, incentivando uma educação privilegiada para os estudantes da comunidade. “Vejo que a Copacol está fazendo um trabalho de excelência no nosso município. É muito importante trabalharmos a cultura porque um país sem cultura é um país sem história. Então tenho somente a parabenizar a Copacol e o município de Jesuítas”, afirma o professor de capoeira, Sidnei Gonçalves Dias.
Durante a entrega dos materiais, os alunos inscritos nas aulas do Projeto Apoio Cultural deram um show de habilidade e competência. Em apresentação especial aos pais, as crianças demonstraram o que aprenderam nas aulas. A comunidade prestigiou e aplaudiu a jinga da capoeira e também o talento das vozes do coral. “Essa é uma verdadeira oportunidade para as crianças do município, que aprendem e desenvolvem talentos. Somos gratos por essa parceria com a Copacol”, destaca o prefeito, Edicarlos Grizotto de Oliveira.
Fonte: Copacol.