Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Copel realiza poda de quase mil árvores, remove cabos irregulares em Farol

quarta-feira, 20 maio de 2026.

Uma força-tarefa da Copel movimentou o município de Farol ao longo da última semana com uma série de ações voltadas à segurança da rede elétrica, organização urbana e atendimento à população.

Siga a Tribuna no WhatsApp

Entre os trabalhos realizados, equipes da companhia fizeram a poda de 944 árvores com potencial de interferência na rede elétrica da área urbana da cidade. A medida busca prevenir quedas de energia causadas pelo contato da vegetação com os fios elétricos, principalmente em períodos de chuva e ventos fortes.

Segundo o supervisor regional da Copel, Marcos Queiroz da Silva, a ação é considerada essencial para garantir maior segurança e estabilidade no fornecimento de energia. Os resíduos das podas foram triturados e descartados corretamente em parceria com a prefeitura municipal.

Outro destaque da operação foi a retirada de aproximadamente 450 quilos de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular ou em situação de risco. Os serviços foram realizados em conjunto com operadoras de telecomunicações e abrangeram importantes vias da cidade, como a Avenida Paraná e ruas centrais.

De acordo com o gerente de Compartilhamento de Estruturas da Copel, Rafael Buckoski Gonçalves, a remoção dos fios fora do padrão ajuda a aumentar a segurança da população e melhora a organização visual da cidade.

Além das ações técnicas, a Copel também levou atendimento direto aos moradores por meio de uma agência itinerante instalada próximo ao Centro de Eventos e no CRAS do município. No local, a população recebeu orientações sobre serviços da companhia e informações educativas relacionadas ao consumo consciente de energia.

A programação contou ainda com o projeto “Iluminando Gerações”, desenvolvido com estudantes das redes municipal e estadual. Cerca de 320 alunos e 20 professores participaram das atividades educativas voltadas ao uso seguro e eficiente da energia elétrica.

As ações aconteceram entre os dias 11 e 15 de maio e envolveram diferentes equipes da companhia em vários pontos da cidade, reforçando a presença da Copel junto à comunidade e os trabalhos de manutenção preventiva na região.