O Bispo Dom Bruno, da Diocese de Campo Mourão, fez um pronunciamento nesta manhã de quarta-feira, 18, comunicando as decisões que preventivas ao coronavírus para a comunidade católica.
São decisões que vão impactar a comunidade católica pois envolvei missas, casamentos, batismo e até mesmo a programação de Páscoa que será afetada.
Segundo Dom Bruno em seu pronunciamento “ficar em casa ajuda a preservar o outro”. Abaixo estão as principais recomendações feitas a comunidade católica e às Igrejas da Diocese de Campo Mourão.
MISSAS EM PÚBLICO SUSPENSAS. A mais impactante foi a suspensão das missas em todas as igrejas e capelas da Diocese, por tempo indeterminado. Segundo Dom Bruno, os padres deverão fazer a celebração sozinhos mas transmiti-las pelas redes sociais para que os fieis possam acompanhar de suas casas.
Ficam canceladas as confissões por ocasião da Páscoa. Os padres devem permanecer em na Igreja para atender individualmente as pessoas.
As Catequeses ficam suspensas por tempo indeterminado nas Igrejas e Capelas. Também estão suspensas as visitas missionárias.
Ficam suspensos em nível de Diocese todos os eventos e encontros que estavam programados.
Ficam suspensas as visitas as Cadeias, hospitais e locais de assistências. A orientação é que se faça visitas aos enfermos em suas residências.
O Bispo Dom Bruno pediu que as Igrejas permaneçam abertas com horários determinados e afixados na porta. Também comunicou que todos os fieis estão dispensados de assistir missas dominicais.
Também orientou que casamentos e batismos com mais de 50 pessoas sejam transferidos e aqueles que não puderem ser, que se adaptem as orientações do governo, que proibiu eventos com mais de 50 pessoas neste período.