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Notícias / Geral Correios fecham 2021 com lucro recorrente recorde de R$ 3,7 bilhões; resultado permitirá pagamento de dividendos à União

sexta-feira, 18 março de 2022.

(Crédito editorial: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com)

Os Correios fecharam o ano de 2021 com lucro recorrente histórico de R$ 3,7 bilhões, superando em 101% o valor apresentado em 2020, resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo. A empresa apurou, ainda, uma evolução de 113% no indicador financeiro EBITDA (traduzida como lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ou seja, um saldo de R$ 3,1 bilhões.

Tratam-se dos melhores índices registrados nos últimos 22 anos. A curva ascendente apresentada nas demonstrações contábeis, em conjunto com os resultados expressivos anunciados em 2020 e 2021, reflete o êxito do projeto de recuperação financeira e de sustentabilidade econômica executados pela gestão dos Correios, sob a supervisão do governo federal.

Iniciada em junho de 2019, a gestão atual, liderada pelo presidente Floriano Peixoto, encontrou um cenário diferente em sua chegada aos Correios: a situação era crítica, com risco de dependência do Tesouro Nacional, o que poderia causar um passivo de R$ 14 bilhões à Administração Pública Federal. Assim, uma série de medidas estruturantes foram tomadas inicialmente, como ajustes no corpo diretivo da administração central e das superintendências estaduais, planejamento econômico para sanear a empresa nos seis meses seguintes, suspensão de contratos de consultoria, avaliação imediata das condições das diretorias, revisão dos maiores contratos, estreitamento do contato com órgãos federais (TCU, CGU, AGU, PGR, STF, STJ, PF E PRF) – com a participação direta do presidente, dentre outras.

Dessa forma, após esse trabalho, os Correios, alinhados às ações de modernização e de readequação às exigências do mercado, têm conseguido sinalizar uma importante melhora em sua saúde financeira e, também, a retomada de altos padrões operacionais. Para alcançar esses resultados, um extenso e complexo trabalho tem sido desenvolvido pela atual gestão, em diferentes frentes.

As ações incluem revisão das linhas de negócios, racionalização de custos, renovação dos canais de atendimento, planejamento integrado da área de negócios e operações, melhoria da qualidade operacional, aumento da receita de vendas, tornando possível realizar maiores investimentos.

Gestão de pessoas

Para chegar a esse resultado, foi realizada a adaptação do Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados refletindo o praticado atualmente pelo mercado, dentro do que estabelece a CLT, propiciando em economia de cerca de R$ 1,3 bilhão ao ano, o que representava aproximadamente 6% de toda a despesa da estatal. Destaca-se, ainda, dois Planos de Demissão Incentivada efetuados durante a gestão que, até o ano de 2021, representa uma economia de R$ 2,1 bilhões na folha de pagamento.

 

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A aprendizagem contínua dos empregados foi fortalecida com as inovações trazidas por sua universidade corporativa, com ações de Educação e Gestão do Conhecimento mais acessíveis e ágeis: mesmo em trabalho remoto, os empregados foram estimulados a aproveitar as oportunidades de capacitação online ofertadas pela universidade. Em 2020 e 2021 mais de 85% das capacitações ocorreram na modalidade EaD. Somente em 2020, 80.280 empregados foram capacitados, sendo mais de 72 mil carteiros e atendentes, mais de 4 mil analistas e 3 mil técnicos de Correios. Em 2021, o ciclo de capacitação continuou, com a participação de mais de 64 mil nos cursos a distância, que puderam desenvolver competências e aperfeiçoar conhecimentos, impactando positivamente os resultados da empresa.

Com base nos preceitos da meritocracia, a empresa promoveu, em 2021, a nomeação dos novos gestores nas Superintendências Estaduais, após a realização de um processo transparente de recrutamento e seleção interna. Função de grande relevância para a execução da missão da estatal nos Estados, tanto em nível estratégico como operacional, os novos gestores receberam todo o alinhamento da alta gestão para sincronizar expectativas da empresa com a atuação esperada pelas superintendências.

Governança e estratégia

A estatal fortaleceu sua governança, promovendo a atualização de seu Estatuto Social, do Regimento Interno, do Regulamento de Pessoal, do Código de Conduta Ética e Integridade, dos manuais e das principais políticas corporativas, dentre outros aspectos de sua estrutura normativa.

Também foi aprimorada a parceria com os órgãos de controle das instituições públicas. Paralelo a isso, a empresa também tem adotado padrões rígidos de compliance, que se estendem às suas subsidiárias, como o Postalis e a Postal Saúde. O relacionamento com esses entes – que estão sendo geridos de forma competente e profissional -, segue pautado pela transparência e pela probidade. A empresa zerou o déficit de R$ 600 milhões com a operadora do plano de saúde, que vinha perdurando desde 2019. Foi regularizado o déficit com a operadora, restando no saldo apenas os valores ainda em análise/faturamento. A situação impactava diretamente no atendimento aos empregados, que sofriam com limitações na rede credenciada.

Nesse período, o Postalis teve os Conselhos Deliberativo e Fiscal restabelecidos, após dois anos de intervenção federal. O trabalho foi realizado em conjunto com o instituto de previdência para atualizar o passivo da entidade. Uma série de ações estão colaborando com a retomada da credibilidade e a recuperação de investimentos mal sucedidos.

A preocupação com o controle da gestão propiciou a evolução no Índice Integrado de Governança e Gestão das Empresas Públicas Federais (IGG), aferido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que mede a capacidade de governança e de gestão das organizações públicas federais. Os Correios obtiveram a nota 73,9%, demonstrando assim avanço em relação ao último ciclo (2018), quando alcançou 67% da pontuação. Com esse resultado, os Correios se posicionam entre as 20 estatais com os melhores índices mensurados, num total de 54 empresas públicas avaliadas. O IGG-TCU mede o nível de governança e implementação de boas práticas de liderança, estratégia, gestão de TI, gestão de pessoas e contratações das organizações públicas federais. Ainda, a estatal foi classificada como Nível 2 no Indicador de Governança IG-SEST, no 5º ciclo de avaliação, realizado em 2021, pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).

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A empresa realizou, em 2021, seu maior investimento em equipamentos de segurança, superando o valor investido entre 2016 e 2020, alcançando um total de R$ 79,8 milhões. Somente nos últimos três anos, foram mais de R$ 124 milhões investidos para reduzir vulnerabilidades e ampliar o grau de proteção em todo o fluxo postal. Esses recursos, somados aos R$ 382 milhões destinados à contratação de serviços de segurança nesse mesmo período, vieram potencializar as ações de combate a ilicitudes, corrupção e fraudes em âmbito interno, como também reforçar os dispositivos que garantam a segurança dos empregados, das unidades e das rotinas operacionais executadas pelos Correios.

A parceria com órgãos de segurança pública e de fiscalização é outra estratégia fundamental para atuação integrada na prevenção e repressão de ilícitos e se constitui em êxito das investidas da estatal. O compartilhamento de informações e a ação conjunta na identificação e na mitigação de possíveis irregularidades com outras instituições são contínuas e rotineiras, tais como Polícia Federal, Receita Federal (RFB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

 

Negócios

Os Correios seguem ajudando a impulsionar a economia nacional. Com o aprimoramento e o lançamento de novas plataformas digitais, a empresa contabilizou recordes no fluxo de encomendas. Na última Black Friday, 18,9 milhões de encomendas foram recebidas, sendo 3,4 milhões somente em um dia. Durante as maiores datas promocionais do comércio eletrônico brasileiro e internacional (Black Friday e Singles Day), o crescimento de volumes de encomendas foi superior a 40%, quando comparado aos mesmos períodos de 2020. Os números confirmam o papel estratégico da estatal para o segmento logístico e reforçam a importância de a sociedade dispor de uma empresa financeiramente viável e robusta para absorver, com qualidade, a alta demanda.

Várias melhorias foram implementadas nos serviços oferecidos para a população, culminando em maior satisfação dos clientes, o que reforçou a preferência pelos Correios como principal parceiro dos lojistas no envio dos seus produtos. Algumas ações destacam-se nessa frente:

· Simplificação dos pacotes de serviços, facilitando a contratação dos Correios pelos clientes, com um importante diferencial: a manutenção dos preços dos serviços de encomendas em 2021. Além disso, ainda foram reduzidos os preços para interiores mais distantes e para contratos disponibilizados às micro e pequenas empresas, contribuindo com o estímulo para desenvolvimento dos negócios desse segmento no comércio eletrônico;

· Ampliação e melhoria do “Minhas Importações”, instrumento utilizado pelos importadores para interagir com o processo de desembaraço. O sistema facilita o envio de documentos complementares, resolvendo as pendências apresentadas pela autoridade aduaneira ou anuente e pagamentos dos tributos e serviços decorrentes do processo de importação;

· Introdução da estratégia Customer Experience (CX), que passou a orientar os processos da empresa, propiciando maior satisfação aos clientes. Por meio desse modelo, foi possível o estabelecimento de novas métricas e métodos de pesquisa de satisfação, monitoramento em tempo real da satisfação dos usuários, conhecimento de quem são eles e de suas interações com os Correios;

· Disponibilização de inteligência de Geomarketing Endereçada aos empresários para alavancagem de negócios de diferentes segmentos produtivos, possibilitando, ainda, aos pequenos, médios e grandes empreendedores o alcance de potenciais clientes, com o envio da propaganda certa com maior precisão e melhor aproveitamento dos recursos de comunicação;

· Redução dos prazos de entrega de encomendas nacionais e internacionais nos principais trechos nacionais;

· Implantação do modelo de Nível de Serviço para garantia de qualidade de entrega;

· Modificação do Portal Correios, trazendo uma interface mais moderna e uma nova forma de comunicação com os clientes. Também foram implementados requisitos de acessibilidade, conforme critérios definidos pelo Governo Digital;

· Implantação de melhorias no App Correios, trazendo mais facilidades e praticidade, com equiparação de funcionalidades nas plataformas Android e IOS. Pelo aplicativo, o cliente tem acesso a rastreamento, consulta de agências, postagem de encomendas, recarga de chip do Correios Celular, consulta de preços e prazos e acesso a mensagens eletrônicas do serviço Correios Entrega Digital;

· Intensificação no relacionamento com os clientes, por meio dos canais de comunicação digital (e-mail, Portal Correios e aplicativos de redes sociais);

· Adaptação dos canais digitais para dar suporte aos grandes eventos comerciais (como Black Friday) e garantir melhor experiência aos clientes.

Na extensa lista de serviços prestados pelos Correios, novas modalidades de entregas e inovações no portfólio garantiram mais satisfação para os clientes. Os principais destaques seguem elencados abaixo:

· SEDEX Hoje – No final de 2021, após realização do projeto-piloto de entrega no mesmo dia, os Correios incluíram o novo SEDEX Hoje no portfólio de encomendas, ampliando sua utilização para qualquer cliente que tenha contrato com a empresa. O serviço, já disponível em São Paulo, realiza a entrega em poucas horas, com acompanhamento em tempo real – inclusive com possibilidade de interação entre o destinatário e o entregador, com expectativa de ampliação para outras cidades do país. A família de serviços SEDEX continua sendo sinônimo de entrega expressa de relevância, segurança e dentro do prazo;

· Balcão do Cidadão – Com a assinatura de 14 novos contratos, o Balcão do Cidadão posiciona os Correios como um importante canal de acesso a serviços de interesses do cidadão. No total, 40 grandes clientes públicos e privados já ofertam seus serviços por meio da rede de atendimento dos Correios. Está alinhado aos projetos do Governo Federal de modernização dos serviços públicos, sendo uma ferramenta de integração entre os canais físicos e digitais;

· Lockers (armários inteligentes) – Equipamentos para o recebimento e postagem de encomendas, 24 horas por dia, sete dias por semana. As instalações dos Lockers priorizam pontos de grande circulação de pessoas, tais como terminais de metrô, trem ou ônibus e shopping centers;

· Correios Aqui Modular – Novo canal de atendimento que adota o modelo “loja dentro de loja”, aliando conveniência e comodidade, considerando aspectos comerciais e sociais da região. A primeira loja foi inaugurada em outubro de 2020, na cidade de Curitiba/PR;

· Clique e Retire – Disponível em todo o País, para qualquer pessoa, nessa modalidade de envio o consumidor escolhe o melhor local para retirada de sua encomenda. A facilidade reduz a devolução de encomendas por ausência do cliente contratante, sem custo adicional para destinatário ou remetente;

· Correios Log+ – Oferta de solução logística adaptada às necessidades de cada operação, integrada a uma plataforma digital para gerenciamento completo da cadeia de valor. Inclui grandes operações customizadas, como a distribuição dos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e a distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentre outras. Também inclui a provisão de solução de logística integrada para suportar operações de e-commerce com demandas de serviços de armazenagem; atendimento de pedidos; separação; embalagem; integração com a solução de transporte/distribuição e logística reversa.

 

Operações

Para acompanhar toda a gama de serviços, a operação dos Correios foi toda remodelada, priorizando ainda mais a qualidade na entrega e a satisfação do cliente. Algumas evoluções no processo produtivo foram determinantes para suprir o aumento do fluxo de encomendas:

· No processo conhecido como “tratamento”, onde os objetos passam pela separação para chegar ao seu destino, houve a ampliação da capacidade por meio de automação: novas tecnologias foram implementadas visando proporcionar ganhos de produtividade, celeridade e maior assertividade, tais como aquisição de leitores de mão (fingers), esteiras retráteis, esteiras pantográficas, mesas elevatórias, cubômetros, dentre outros;

· Renovação da frota própria: a ação foi iniciada em 2020 e, somente no ano passado, foram recebidos 1.505 furgões pelos Correios, totalizando R$ 93 milhões em investimentos. Até 2023, está prevista a renovação de 100% de toda a frota própria dos Correios;

· Otimização da rede de entrega, com a migração de mais de 1.124 rotas entre unidades, que viabilizou a redução de custos e percursos improdutivos e possibilitou a adequação da rede ao cenário pós-pandemia;

· Contratação do transporte de cabotagem, que consiste em um modal mais seguro, mais eficiente e mais econômico, para a realização de grandes operações com flexibilidade no prazo de entrega, como, por exemplo, o transporte dos livros didáticos até os centralizadores de destino por meio de navios. Em 2022, haverá ampliação dessa modalidade, com a contração do transporte para parte da carga destinada à Região Norte do País;

· Utilização de bicicletas elétricas na distribuição: foram locadas 39 bicicletas elétricas em Brasília para aperfeiçoamento da especificação técnica, visando a futura aquisição do insumo. O objetivo é aumentar a produtividade e reduzir o desgaste físico dos carteiros, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, por tratar-se de um transporte sustentável;

· Implantação do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas Pinhais/PR: unidade especializada na separação de objetos internacionais, recebendo a carga imediatamente após a liberação pelo Centro Internacional, aumentando a capacidade do tratamento internacional;

· A empresa continua se fazendo presente em todas as localidades do país, sendo com estrutura própria ou terceirizada; a empresa executou a readequação dos canais físicos, onde havia sombreamento de agências, para melhor planejar o atendimento, conforme demanda e mercado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Correio

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