Conforme boletim emitido ontem, sexta, Goioerê tem 184 pacientes confirmados com covid-19. As duas mortes registradas em Goioerê não foram contabilizadas no boletim, porque aguardam o resultado e são contadas como suspeitas. Oficialmente são 7 mortes.
IDOSOS COM COMORBIDADE SÃO AS VÍTIMAS DO COVID EM GOIOERÊ
Quando a epidemia iniciou sempre no Brasil, o alerta sempre foi para o cuidado com idosos e pessoas com comorbidade, ou seja, doenças pré-existentes, foi sempre divulgado, e Goioerê tem assistido a covid-19 fazer vítimas fatais neste grupo de risco.
As duas mortes que ocorreram ontem, sexta, por suspeita de covid, são idosos de Goioerê que em comum tinham comorbidade, ou seja, doenças pré-existentes. A senhora de 65 anos, que chegou na UTI na noite de quinta com um quadro irreversível, era portadora de diabete e hipertensão. O outro caso, o senhor de 90 anos, estava há dias na UTI, e tinha sequelas de AVC. Uma terceira morte ocorrida na quinta-feira, um senhor de 76 anos, de Quarto Centenário, era um paciente de risco, pois tinha aneurisma de aorta abdominal e Insuficiência renal aguda.
As outras mortes confirmadas por covid-19 em Goioerê seguiram o mesmo padrão. Idosos com comorbidades. Todos passaram por uma UTI, seja em Campo Mourão, Umuarama, Sarandi e os dois últimos pela UTI de Goioerê.
As mortes, levantaram criticas nas redes sociais, para a UTI de Goioerê, pelo fato de que em menos de 24 horas ter registrado 3 mortes. Mas o que precisa ser o centro da atenção é que não é um problema com a UTI pois independente da UTI pelo qual os pacientes passaram, também morreram. A lição que se deve tirar é que realmente os idosos com doenças pré-existentes devem ficar em casa e os familiares cuidarem para não levar o vírus para casa.
Se não fosse a UTI de Goioerê, muitos pacientes talvez não tivessem a chance de um tratamento, pois a UTI de Campo Mourão também está lotada. Vale destacar que em menos de um mês, a UTI de Goioerê, já chegou a trabalhar com 100% de ocupação dos leitos, pacientes que se não tivesse a UTI em Goioerê, teriam que aguardar vagas.
Se pacientes morreram, a UTI também já salvou vidas. Os pacientes que morreram tinham várias complicações que combinado com o vírus do covid-19 e a idade dos pacientes as equipes médicas têm utilizam todos os recursos para que consigam salvar vidas.