Com o anúncio da Prefeitura de Goioerê de que a fiscalização no comércio e ruas para o uso de máscaras, acontecerá a partir do 26 de junho, os comerciantes estão preocupados que seja tarde, já que os casos estão aumentando rapidamente em Goioerê. Faltam 10 dias para a fiscalização iniciar e se o prazo não mudar, a sugestão é que a Prefeitura realize um amplo trabalho de orientação em vários pontos da cidade, alertando a população e fazendo com que o hábito do uso da máscara comece o mais rápido possível. Vale lembrar que o não uso de máscaras vai gerar multa já que se trata de uma lei no Paraná.
Ontem, segunda-feira, 15, foram confirmados 19 casos positivos e 5 pessoas suspeitas aguardando resultado em Goioerê. No entanto, entre profissionais da saúde os números não são reais, e já devem ter passado de 25 casos positivos, devido aos testes rápidos que estão sendo realizados particular.
O problema em não conhecer os números reais, é que nem mesmo a saúde consegue ter um controle dos casos que são incluídos como monitorados, ou seja, daquelas pessoas que tiveram contatos com pessoas com o coronavírus, mas que não apresentam sintomas e devem ficar em isolamento em casa, por uns dias, para ver se apresentam os sintomas.
PACIENTES POSITIVOS ESTÃO EM CASA.
O provedor da Santa Casa de Goioerê, informou nesta terça-feira, 16, que dos 19 pacientes de Goioerê com covid-19, tirando os 8 que já estão curados, apenas um está internado em Campo Mourão, e os demais estão bem de saúde e em suas casas em isolamento. A questão é se realmente estão isoladas ou mantendo contato com familiares.
TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA.
O problema é que em Goioerê não se respeita o isolamento, tanto que a contaminação já e comunitária. Outro problema é que quando a pessoa descobre que está positivo, já passou por diversos locais, continuou trabalhando e fica complicado saber se transmitiu o vírus.
TESTE RÁPIDO EM COLABORADORES.
Algumas empresas de Goioerê tem adotado a iniciativa de testar seus funcionários quando ocorre de ter um caso positivo entre os funcionários ou o contato de algum com um caso positivo. No entanto, nem todos tem esta consciência, como aconteceu na Prefeitura de Goioerê, onde um caso positivo, cujo resultado saiu no sábado, esteve na quarta-feira na Prefeitura onde teve contato com diversos servidores, sem que a Administração tomasse a iniciativa de realizar pelo menos o teste rápido nestes servidores, que estão trabalhando e somente se vierem a sentir algum sintoma, é que será afastado do trabalho.
FISCALIZAÇÃO URGENTE.
Diante dessa constatação, é que os comerciantes estão preocupados com a disseminação muito rápida em Goioerê e cobram a fiscalização urgente, e não daqui há 10 dias, como foi anunciado pela Prefeitura. Com a transmissão comunitária a única forma de fazer este controle é obrigando a população a usar as máscaras e incentivá-las a ficar em casa. Quem não trabalha deve ficar em casa, e somente sair em casos necessários. A crítica tem sido direcionada aos pais que levam filhos nos supermercados e uma campanha neste sentido se faz necessário para conscientizar a população.
COMÉRCIO TAMBÉM PRECISA DE FISCALIZAÇÃO.
Apesar de muitos empresários e lojistas cobrarem uma ação da Administração, também a população tem questionado empresas cujos funcionários tiram a máscara na hora de atender o cliente e até mesmo, sem as máscaras.
Os supermercados de Goioerê também precisam ampliar as medidas de prevenção, colocando álcool em gel em diversos departamentos, pois a manipulação dos alimentos e produtos deixam as pessoas expostas demais ao vírus. Outra medida, justamente pelo número de pessoas que abaixam as máscaras no interior dos supermercados e realizam suas compras tranquilamente, é a obrigatoriedade dos supermercados fazerem seus clientes repetirem o uso do álcool em gel na saída dos supermercados.
CIDADE POLO.
São ações que podem acarretar em transtornos para as empresas, mas necessário para tentar impedir a disseminação do coronavírus em Goioerê, assim como está ocorrendo na região. É bom lembrar que Goioerê é cidade polo de uma microrregião. São cidades que estão com casos aumentando e que seus moradores vêem para Goioerê comprar no comércio e fazendo seus negócios.