QUE MORAM COM OUTRAS PESSOAS QUE NÃO SÃO DE RISCO
Um cômodo deve ser separado para que eles permaneçam o maior tempo possível nele, e lá façam suas refeições, se forem idosos e as máscaras causarem desconforto respiratório, não usem, se estiverem dentro do quarto. Devem ser os primeiros a tomarem banho, se tiver apenas um local para isso.
As pessoas que forem no quarto onde eles estão isolados, devem utilizar máscaras, não terem contato com os mesmos, mas se caso for inevitável o contato, passe álcool gel nas mãos e antebraços antes de tocá-los, mas se forem para apenas conversarem, mantenham uma distância de pelo menos 02 metros, mesmo de máscaras.
Se essas roupas que você veio da rua, e não precisar lavar, deixem no sol por 01 hora e a máscara que por ventura você usou, deixe-o no sol da mesma forma.
Chegando em casa , deixar a roupa que usou do lado de fora e adentrar à casa , pisando em uma toalha no chão embebida em hipoclorito diluído , e sem ter contato com nada e com ninguém e tomar banho utilizando-se de sabonetes , enxugar o corpo com a sua toalha e vestir roupas limpas e chinelos previamente lavados com sabões .
Antes de adentrar à casa, quando voltar para o almoço, e você tiver tempo para isso, tome meia hora de sol, sem bonés ou chapéus, com roupa mesmo, para depois seguir o protocolo normal.
As pessoas que estiverem em isolamento, e conseguirem permanecer no sol (o sol forte é melhor) deixe-o, com roupas, por meia hora, duas vezes por dia, seria ótimo.
As pessoas de risco não devem sentar com os demais para as refeições, porque não teremos nesse caso o distanciamento necessário numa mesa, e não tem como se alimentarem de máscaras.
Como é sabido que a vitamina D (hoje, um hormônio) melhora nossa imunidade, tomar sol forte, sem protetor solar expondo, se possível a maior parte do corpo por 15 minutos vai ajudar em muito o combate a esse vírus. Tomar sol através de vidros não adianta.
Dr. Eduardo M. Otani