Hoje, sexta-feria, 29, completa uma semana que o Ministério Público da Comarca de Goioerê determinou através de Recomendação Administrativa que as Prefeituras apresentem um cronograma de ações de fiscalizações pelo período de 10 dias, das medidas preventivas ao coronavírus adotadas nos Decretos Municipais e Estaduais.
O MP deu prazo de 10 dias para apresentarem o que as Prefeituras já realizaram e o que irão desenvolver para fiscalizar se a população está cumprindo as medidas como evitar aglomeração, uso de máscaras, disponibilizar álcool em gel, contenção de clientes entre outras ações.
Em Goioerê, as informações são de que o cronograma destas ações serão apresentadas hoje para a equipe de fiscais (A Prefeitura de Goioerê tem 3 fiscais), para uma avaliação antes de informar o Ministério Público. Ações que já deveriam estar bem definidas há mais de um mês, já que as medidas adotadas para enfrentar a pandemia em Goioerê chega aos dois meses.
BARREIRA SANITÁRIA. Apesar da ideia ainda inconsistente, já que a medida ainda não é uma unanimidade, a barreira sanitária está na lista de ações para ser aprovada pela Administração. Uma ação que deveria ter sido adotada no início da pandemia, quando o vírus não estava circulando em Goioerê. Neste momento da pandemia, a transmissão em Goioerê já é comunitária.
Apesar disso, a barreira sanitária ainda é uma ação importante. Muitos empresários têm cobrado essa ação porque Goioerê conta com quatro grandes cooperativas o que movimenta um número expressivo de caminhoneiros. Outra cobrança é a fiscalização para os perfumeiros, outro ramo de trabalho com grande número de pessoas que estão em constantes viagens.
O que se espera da Administração são ações que cobrem da população o cumprimento das medidas. Goioerê ainda tem uma baixa adesão do uso de máscaras, as pessoas usam para entrar nos estabelecimentos comerciais que exigem o uso da máscara. Outro problema em Goioerê é a aglomeração de pessoas, seja durante o dia como à noite.
RESPONSABILIDADE. O que não se discute é que a população tem a obrigação de usar máscaras, evitar a aglomeração, sair de casa somente o necessário. No entanto, quando ela não faz a sua obrigação, a Administração Pública tem a obrigação de adotar medidas que garantam a saúde pública.
Infelizmente o goioerense não está consciente de que o coronavírus é uma realidade e já chegou em Goioerê. Hoje são 7 casos positivos, 30 pessoas estão sendo monitoradas e dois suspeitos aguardam resultados. O último caso confirmado foi uma mulher, na faixa com idade entre 20 a 25 anos.
Uma jovem, que trabalha na Prefeitura (estagiária), e cujo departamento não suspendeu suas atividades, pelo menos ontem, quinta-feira, 28, quando foi confirmado o caso, o que deveria ter ocorrido imediatamente, pelo menos até a próxima segunda-feira, 1º de junho. A Tribuna esteve no local e confirmou ontem que o setor estava aberto ao público.