O primeiro sábado de dezembro, mês mais esperado do ano pelos comerciantes, será bem diferente do ano passado. As lojas estarão fechadas neste ano em virtude da situação de emergência por conta da pandemia do coronavírus.
A proibição do funcionamento está no decreto 336/2020, publicado pela Prefeitura de Umuarama, e é uma tentativa de diminuir a curva ascendente de casos de COVID-19 na cidade.
Durante a semana o comércio já teve redução: de segunda a sexta o atendimento é das 9h às 17h. Além disso, há incerteza quanto ao horário especial de atendimento para o Natal – tradicionalmente até às 22h.
“Nesta quinta-feira houve reunião do COE, mas ainda estamos aguardando. É uma situação extremamente difícil para o comércio de Umuarama e estamos preocupados com os empregos”, disse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Umuarama (Sindilojistas), José Carlos Strassi.
Nos próximos dias a Prefeitura deve decidir sobre a autorização para o funcionamento noturno. A esperança dos comerciantes é de que os últimos dias de 2020 deem um respiro para um ano difícil.
“A saúde é importante, mas todos os lojistas têm adotado as medidas de segurança. Umuarama é uma das únicas cidades do Paraná onde o comércio não pode funcionar aos sábados. O ideal era aumentar o tempo de abertura para que o movimento seja diluído, mas vamos aguardar porque a situação é muito preocupante”, lamenta Strassi.
Ao menos até o próximo dia 12 (sábado) o comércio segue funcionando em horário reduzido. Os clientes devem ser programar para realizar as compras ao longo da semana, orienta o Sindilojistas. (O Bendito)