O secretário de Agricultura de Goioerê, Gilberto Matushita, participou de importante reunião online com integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) que integram o movimento “Agenda Parlamentar- O Paraná em Debate”, que nas eleições se reuniram com o prefeito Betinho Lima para apresentar a proposta da categoria.
O CREA abriu a agenda de reuniões com os gestores municipais com Goioerê apresentando duas propostas para duas propostas com os temas: Apoio à Agricultura Familiar Diversificada e Sustentável e Acessibilidade Urbana.
A reunião online foi coordenada pelo gerente regional do CREA/PR, Helio Xavier da Silva Filho e contou com a participação do presidente do CREA/PR, Ricardo Rocha, e lideranças de Goioerê, entre elas a engenheira Agrônoma Losani Perotti, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), professores do campus da UEM de Goioerê entre outros profissionais da área.
Segundo o gerente regional do CREA, Helio Xavier, “ queremos mostrar com este trabalho que o CREA está aqui e tem condições de colaborar com o trabalho da gestão municipal”, fala reforçada pelo presidente do CREA Ricardo Rocha, que explicou que a proposta da entidade é ser parceira no desenvolvimento das duas ações propostas para Goioerê “não só apoiando como trazendo recursos públicos”.
Os profissionais do CREA, elogiaram a decisão do prefeito Betinho Lima em contar com um secretário de Agricultura que participou do movimento “Agenda Parlamentar” como o Gilberto Matushita.
Ao usar da palavra, Gilberto Matushita explicou que as duas propostas apresentadas pelo CREA estavam em sintonia com a Administração, tanto que o fomento a agricultura familiar já estava acontecendo através do projeto que está se consolidando com a UEM.
Sobre a acessibilidade, o secretário também enfatizou que se trata de um projeto no programa de governo do prefeito Betinho Lima e que todo auxilio que o CREA puder dar, ajudará no desenvolvimento deste projeto.
De acordo com os integrantes do CREA, o estudo realizado em 2020 sobre Acessibilidade Urbana, levantou que a falta de acessibilidade é grande problema em Goioerê, não só na dificuldade de locomoção de pessoas com necessidades especiais pelas ruas e calçadas, mas também pela questão de bem-estar que envolve até mesmo a arborização municipal.
São vários locais sem calçamento e quando tem calçadas, estão mal conservadas, com buracos e desnivelamentos.
Outro ponto negativo são as rampas que – quando existem – são com declividade acentuada e prejudicam o acesso de pessoas com dificuldades motoras.
Sobre as árvores de Goioerê, o estudo apontou que muitas espécies danificam as calçadas e que há falta de árvores em algumas regiões, o que interferem na qualidade de vida dos moradores.
O secretário Gilberto Matushita explicou que o projeto de arborização está em andamento, e o município já vem cultivando milhares de mudas para que possam ser replantadas quando estiverem com tamanho ideal.
Ao finalizar a reunião, o gerente regional do CREA/PR, Helio Xavier, anunciou que a próxima reunião deverá acontecer presencialmente para que o prefeito Betinho Lima formalizará a parceria através da assinatura do projeto com o CREA.