Uma criança de Cruzeiro do Oeste foi diagnosticada com meningite bacteriana. A criança teria começado a passar mal enquanto estava na aula, no final da manhã de quinta-feira (21), no colégio Emiliano Perneta. Ela foi conduzida ao hospital municipal de Cruzeiro do Oeste e cerca de duas horas depois foi encaminhada pela equipe do Samu para o hospital Norospar de Umuarama. Devido ao agravamento do quadro, a criança foi transferida para Maringá.
Informações divulgadas pelo secretário Henry Pretti são de que por volta da meia noite foi divulgado o diagnóstico de meningite bacteriana. Como a doença é transmitida por contato íntimo (saliva, tosse, espirro, etc.), as aulas da escola foram canceladas, como medida preventiva, e devem ser retomadas já na segunda-feira (25).
A Secretaria Municipal de Saúde e a direção da instituição de ensino estão tomando as providências cabíveis, tais como assepsia das salas de aula e triagem das pessoas com quem a criança teve contato para repassar informações sobre a doença, sintomas e como proceder.
O secretário pede para que a população não entre em pânico. Ele ressalta que a vacina para este tipo de meningite não está disponível pelo SUS. Informa ainda que na área de abrangência da 12ª Regional de Saúde houve 13 casos de meningite, sendo dois do tipo bacteriana.
Pretti declarou que a Secretaria de Saúde e as unidades básicas estão disponíveis para mais esclarecimentos à população.
No final da manhã desta sexta-feira (22) o secretário disse que o menino segue internado em Maringá, com quadro estável, porém, sem melhoras até o momento.
(Fonte: Obemdito)
Menino de 2 anos morreu vítima de meningite em Jataizinho
O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) confirmou, nesta quinta-feira (21), que um menino de 2 anos que morreu em Jataizinho, no Norte Pioneiro do Paraná, por meningite do tipo B. A criança faleceu na última sexta-feira (15).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), do início de janeiro até agora, foram confirmados 222 casos de meningite no estado, de diferentes tipos da doença, sendo que 18 pessoas morreram.
Ainda de acordo com a Sesa um caso suspeito de meningite ainda está em investigação para identificar a causa da morte.