O fato ocorreu por volta das 17:30 horas dessa quarta-feira, 20, quando a equipe, que fiscalizava na BR-272, visualizou a criança caminhando às margens da rodovia, nas proximidades do km 553, carregando uma mochila nas costas. Na sequência, realizaram a abordagem e indagaram o garoto sobre o motivo de ele estar em local tão perigoso e próximo do cair da noite.
Durante a conversa, a criança apresentou nervosismo e disse que havia se desentendido com a madrasta (com quem mora juntamente com outro irmão em Guaíra). Explicou que estava se deslocando para a casa da avó em Terra Roxa (onde seu pai estaria morando devido ao trabalho). Disse ainda que sua mãe mora no interior do estado de São Paulo.
Na mochila, que ele trazia nas costas, continha algumas mudas de roupa e um caderno que, segundo ele, era para continuar os estudos em sua nova residência. Informou, ainda, que cursa o 7° ano do ensino fundamental.
Para garantir a máxima segurança do menino, a equipe acionou o Conselho Tutelar, que acompanhou a ocorrência, assumiu a responsabilidade pelo menor e lhe conduziu até a presença do pai.