Conhecer os desafios do pioneirismo do Oeste do Paraná e ver de perto como o agronegócio faz parte do dia a dia de todos. Esse foi o roteiro da aula especial preparada para os alunos do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) João XXIII, de Cafelândia, durante visita ao Espaço Cultural Padre Luis Luise.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
Como verdadeiros desbravadores, os olhares atentos e curiosos tomaram conta do saguão. Entre uma conversa e outra com os colegas, muitas perguntas e a vontade de aprender. A euforia de estar em um ambiente diferente tornou a experiência um momento especial para alunos, professores e também colaboradores da Cooperativa que guiaram esse aprendizado. O interesse sobre o progresso da agricultura demonstra a importância de conservar viva a história de famílias que chegaram em 1950 à região que se tornou referência do agronegócio brasileiro por meio da Copacol e seus 6,9 mil cooperados.
Além de antiguidades, as crianças passaram pela galeria dos primeiros membros da Cooperativa e também puderam ver a linha do tempo das obras mais importantes. “O Espaço Cultural se tornou uma referência para nossas aulas. Todos os anos trazemos nossos alunos para visita-lo. Eles ficam encantados e surpresos com tantos objetos antigos, que não conheciam. Essa experiência é de muito aprendizado”, afirma a diretora Claudineia Maria de Souza Alberton.
ESPAÇO CULTURAL. A Copacol revitalizou o Espaço Cultural Padre Luis Luise, com o objetivo de expor mais detalhes sobre a história do cooperativismo no Oeste do Paraná e da Cooperativa – a primeira a ser instalada na região, em 23 de outubro de 1963, pelo padre Luis Luise e 32 produtores rurais. “O Espaço Cultural traz as memorias dos fundadores, a evolução e o desenvolvimento da agricultura e da Copacol, com a participação intensa dos associados e dos colaboradores. Para as crianças, essa troca de experiência é importante para que elas possam ver de perto como tudo se transformou. É uma aula que também conta a história delas e suas famílias”, enaltece.
VISITAÇÃO. O Espaço Cultural Padre Luis Luise está aberto para as visitações, tomando todas as medidas de prevenção à Covid-19. A comunidade pode ver de perto todo o acervo histórico de segunda a sexta-feira, das 7h45 até às 18h. Para grupos de escolas ou empresas com visitas guiadas é necessário realizar o agendamento pelo (45) 3241-8623.