Cruzeiro do Oeste, no Paraná, foi oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como a Capital Nacional do Vale dos Dinossauros, por meio da Lei nº 14.985 de 2024. O título destaca a importância paleontológica da região, conhecida internacionalmente por descobertas como o “Vespersaurus paranaensis”, dinossauro endêmico do estado.
Siga a Tribuna no WhatsApp
A cidade, que conta com sítios paleontológicos explorados desde a década de 1970, é referência no estudo de fósseis, incluindo vestígios de pterossauros, pegadas de dinossauros e outros achados pré-históricos. Cruzeiro do Oeste também se consolida como destino turístico, atraindo visitantes ao seu Museu de Paleontologia e a roteiros que exploram o patrimônio fossilífero local.
De acordo com a Secretaria Estadual do Turismo, o reconhecimento reforça a visibilidade da cidade e contribui para o desenvolvimento científico e cultural do Paraná.
Em 2024, algumas cidades brasileiras foram oficialmente reconhecidas pelo Governo Federal com o título de “Capital Nacional”. No Paraná, além de Cruzeiro do Oeste, que se tornou a Capital Nacional do Vale dos Dinossauros, a outra cidade é Guarapuava, agora a Capital Nacional da Cevada e do Malte.
(Com informações Bem Paraná)