Para começarmos a pensar em como manter uma boa saúde mental, precisamos compreender o que significa ou a que se refere o conceito de “saúde”. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, ou seja, diferente do que o senso comum pensa, ter saúde não significa ter apenas a ausência de doenças.
Olhando a partir dessa perspectiva, você pode até encontrar-se adoentado e ainda sim ser saudável de alguma maneira. Estar em um estado de completo bem estar físico, mental e social envolve diversos aspectos. Podemos até concordar que nesse momento de pandemia, jamais poderíamos dizer que temos um completo bem estar não é mesmo? Afinal, a nossa sociedade está adoecida, e não só em termos virais. Mas também é verdade que em meio a uma nova doença podemos encontrar novas formas de “saúde”.
Quanto tempo você tem podido estar a mais em sua casa, fazendo coisas em família que talvez não tivesse tempo antes? Veja bem, não há problema algum em você estar mais ansioso(a) nesses dias incertos, não há problema algum você sentir medo, não há problema algum você não saber como lidar com tudo isso, pois esses são comportamentos e sensações mais do que naturais diante de algo novo e que gera em nós a sensação de perigo.
Seu corpo fisiologicamente vai responder assim, é natural. Quanto mais você entender isso, menos ansioso ficará. Isso não significa que você está adoecendo, apenas significa que está vivo e consciente da situação que o mundo enfrenta.
Enquanto isso, foque naquilo que verdadeiramente você pode controlar e fazer, não na forma como se sente, mas na forma como decide lidar com o que sente. Se está mais ansioso(a), procure uma atividade prazerosa e possível para realizar nesses dias, onde você poderá desprender mais energia do seu corpo, desacelerando seu organismo. Se está mais inseguro(a), tente-se lembrar de coisas, pessoas e situações que te trazem segurança, tente encontrar e desenvolver uma nova segurança, faça e realize coisas que te mostrem que você também é capaz e digno de oferecer segurança também.
Por fim, se julgue menos e se acolha mais. Tudo vai passar, mas você continuará tendo que viver com você mesmo, por isso, aproveite para redescobrir o prazer de estar com você, de ser você.