Das mais prestigiada a inauguração do novo Fórum da Comarca de Goioerê, no final da tarde desta quinta-feira, 5, que teve a presença da alta cúpula do Tribunal de Justiça do Paraná, entre eles o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, dos prefeitos da Comarca, Pedro Coelho (Goioerê), Reinaldo Krachinski (Q. Centenário), Suely da Silva (Rancho Alegre) e Rafael Bolacha (Moreira Sales), vereadores e juízes que passaram pela Comarca, entre eles Nestário Querioz, Lidia Maejima, Rui Portugal Bacellar Filho entre outros que enalteceram as modernas estruturas do prédio que a partir de agora oferecerá condições dignas para que trabalha e para a população que precisa dos serviços do Fórum.
IMPORTANTE CONQUISTA. Com investimentos de cerca de R$ 5 milhões e 800 mil, construída em uma área total de 6 mil m2, sendo área construída de 2 mil e 100 m2, a diretora do Fórum de Goioerê, a juíza Fabiana Sato destacou que a mudança do antigo prédio, que abrigou o Fórum por 35 anos, aconteceu pela precariedade em especial pela falta de acessibilidade e condições de trabalho para juízes e promotores.
“Com a entrega deste novo prédio a situação foi regularizada. Temos uma estrutura térrea, com salas interligadas, salas para cada juiz e promotor com ambientes para audiência, o que vai agilizar o trabalho, pois cada um poderá trabalhar independente” – destacou a juíza Fabiana que enumerou as vantagens da moderna estrutura.
Fabiana Sato fez questão também de destacar o trabalho do ex-prefeito Beto Costa, que estava presente, para que o novo Fórum fosse uma realidade.
HOMENAGENS. Em um momento emocionante, a Juíza Fabiana fez questão de lembrar de dois servidores que fizeram história e falecidos. Mauro Morisak e Kimura – “dois valorosos servidores” – enfatizou.
Agradeceu a boa relação do Poder Judiciário com Executivo, a qual disse ser uma “relação respeitosa” e que permitiu que o município fizesse a doação do terreno para a construção do Fórum e que agora o prefeito Pedro Coelho dará a destinação correta para o antigo prédio que passou a pertencer ao município.
E finalizou sua fala afirmando que “aqui será um local de muito trabalho e de justiça”.
DEMANDA ANTIGA. O juiz Christian Palharim, da Vara Criminal, ressaltou que a entrega do novo prédio concretizou uma demanda antiga de toda comunidade jurídica, funcionários e população. “O prédio já não se mostrava mais adequada, faltava espaço, além da sia limitação o que tornou inevitável a mudança de local” – enfatizou.
DIGNIFICA. O presidente da Subseção da OAB de Goioerê, Cassiano Bocalão afirmou que o novo Fórum “dignifica e consolida a atuação da Justiça em Goioerê” – afirmando que as novas instalações proporcionará ao judiciário condições de desempenhar suas funções com dignidade. Cassiano lembrou que acompanhou desde o primeiro momento as tratativas que discutiu a construção do novo Fórum.
O prefeito Pedro Coelho destacou a satisfação que era aquele momento, lembrando a semente plantada pelo ex-prefeito Beto Costa e que estava sendo colhida agora. Também falou do projeto do Cense que será instalado em Goioerê e que segundo ele vem somar na questão da segurança.
UM SONHO. O presidente da Câmara de Goioerê, Valter Martins, lembrou que a entrega do novo prédio do Fórum, é a realização de um sonho de 10 anos e destacou que além do conforto para quem trabalha e para a população, vai proporcionar uma economia aos cofres públicos do município, que com o prédio antigo poderá abrigar até três secretárias, deixando de pagar aluguel.
FUNCIONAL. Ao fazer a entrega oficial do novo prédio do Ffórim da Comarca de Goioerê, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, lembrou que esteve em Goioerê no ano de 1997 e que agora retornava para entregar uma obra moderna e funcional.
GOIOERÊ FOI MUITO ELOGIADA
Todos que usaram da palavra enalteceram a hospitalidade do povo de Goioerê. Até mesmo o Desembargador Adalberto Jorge Xisto disse que queria entender porque todos falam de Goioerê com muito carinho. Segundo ele, entendeu quando foi recebido pela família de ex-prefeito Vicente Okamoto que o acolheu muito bem, assim como toda a cúpula do Tribunal de Justiça neste dia festivo para Goioerê.
FABIANA. A Juiza Fabiana Sato também fez essa menção à cidade de Goioerê, exemplificando que todos Desembargadores e juízes que vieram na inauguração, não vieram pelo prédio, mas por todas as pessoas importantes que aqui conheceram.
GABARDO. Também o Desembargador Luiz Carlos Gabardo emocionado lembrou que Goioerê foi sua primeira Comarca. “Em junho de 1984 iniciei na carreira da magistratura aqui e a primeira pessoa que me acolheu foi o juiz Rui Portugal Barcelar e depois a família Okamoto que recebeu minha família e o Nivaldo Mendonça que me levou para o Museu. Fui muito feliz aqui. Eu saí de Goioerê, mas a Comarca não saiu de mim”.
ESTRUTURA. Com três salas para audiência, o novo prédio conta ainda com gabinete para todos os juízes, quatro secretarias, salas de triagem, sala para oficiais de justiça, sala para psicólogo, entre dezenas de ambientes além de um amplo estacionamento.