Poucos tiveram o privilégio de conhecer o mega projeto de turismo rural, fruto do sonho e da determinação de um dos poucos empresários que acreditou no potencial que Goioerê oferecia a quem aqui queria investir.
Foi o projeto idealizado pelo saudoso empresário Daiji Tanaka que em pouco mais de dois anos de trabalho e dedicação construiu o projeto de turismo rural “Lazer Daimaru”.
Um projeto dotado de uma estrutura implantada em uma área rural pertencente ao próprio Daiji Tanaka na região do Porto Seis há cerca de 30 quilômetros da área urbana de Goioerê.
Para isso, foram realizados elevados investimentos que implantou no local uma mega área de lazer e turismo rural contando com acomodações, chalés, restaurante, churrasqueiras, represa para pesca, e uma prainha com uma lamina de água com cerca de 10 campos de futebol cercada de muita areia, que foi transportada até o local que se transformou em uma aprazível prainha.
SUPORTE: O mega projeto de turismo rural implantado na região do Porto Seis tinha como proposta transformar a área em uma extensão do Palace Hotel Daimaru, construído pelo empresário Daiji Tanaka que na época – há cerca de 25 anos, era o mais moderno hotel de Goioerê. Os clientes de fora viriam para Goioerê se hospedavam no Hotel Daimaru e seriam transportados em Van até o Lazer Daimaru, localizado na região do Porto Seis.
ASFALTO. Outro projeto do empresário Daiji Tanaka era a tão sonhada pavimentação da estrada, que demandaria àquela região e beneficiaria o projeto.
Antes da inauguração oficial o projeto começou a funcionar com a presença de pessoas que visitavam o local para conhecer e pescar. Eram só elogios a iniciativa do empresário.
FESTA. Tudo pronto, data e hora marcada. O domingo amanheceu de sol. A festa estava preparada para a inauguração do Lazer Daimaru. Uma equipe de Toledo foi contratada para preparar cinco bois no rolete. Daiji Tanaka recebia a todos com a sua tradicional simpatia que fazia parte do seu dia-a-dia.
Tudo preparado para a grande festa. E, como não poderia ser diferente a Tribuna esteve presente. Centenas de convidados, adultos e crianças, se deliciavam nas águas da prainha. Enquanto uns pescavam, outros curtiam a praia e os pedalinhos. Todos se deliciavam no local. Muitos esqueceram de saborear o suculento boi no rolete que foi servido debaixo de uma lona de circo.
FRUSTRAÇÃO. E, o que ninguém esperava aconteceu. Por volta das 15:00 horas um clima de preocupação tomou conta de todos. O céu cinzento dava início a uma chuva torrencial que fez com que as centenas de pessoas, quase que ao mesmo tempo, deixassem o local às pressas com seus carros na tentativa de alcançar parte da estrada rural em melhores condições. Foi um verdadeiro Deus-nos-acuda. Na base do salve-se quem puder.
Prontamente Daiji Tanaka, com toda presteza que marcou a sua trajetória de empresário, mobilizou um grande número de tratores para rebocar os veículos que ficaram encalhados no mar de barro que se transformou os cerca de 30 quilômetros de estradas que separam o Lazer Daimaru de Goioerê.
FIM DO SONHO. A partir daquele dia, diante das dificuldades de dar prosseguimento ao projeto, o que seria um sonho se transformou em pesadelo para o empresário Daiji Tanaka.
Quase 20 anos depois, o sonho do empresário Daiji Tanaka de transformar o Lazer Daimaru num importante projeto de turismo rural se transformou em apenas um sonho daquele que sempre acreditou como ninguém em Goioerê.
E, hoje, o mega projeto de turismo rural se transformou em ruínas tomada pelo mato. Só resta lembranças para os poucos que tiveram oportunidade de conhecer um pouco do que foi o sonho do saudoso empresário Daiji Tanaka.
Sonho transformado em ruínas
O que seria um mega projeto de turismo rural, o Lazer Daimaru está hoje relegado a escombros e ruínas. A Tribuna, que esteve na cerimônia de inauguração há cerca de duas décadas voltou no local. O que na época era um local de lazer e diversão, hoje o local se transformou em ruínas e escombros. Nem de longe mostra o que um dia foi realizado para ser um mega projeto de lazer.