O caldeirão político de Cruzeiro do Oeste está fervendo. Dayana Mazzer deve mesmo disputar a Prefeitura da cidade. Desde que apareceu em uma rede social dizendo que estava analisando a possibilidade, a turismóloga viu crescer o apoio popular em torno do seu nome.
Atualmente Dayana é Secretária de Cultura do município de Moreira Sales, onde é casada com o vereador Thiago Albano.
O adiamento das eleições para 15 de novembro ajudou na definição da pré-candidatura de Dayana. Mas a força maior, ao que tudo indica, vem do filho, José Albano, que decidiu antecipar sua chegada. “As maiores restrições que eu tinha foram se resolvendo. Eu entendi isso como um sinal positivo”, diz.
Dayana foi vice-prefeita na gestão do prefeito Valter Pereira da Rocha, o “Valtinho”. Disputou a eleição de 2016 e ficou em segundo lugar, com 4.441 votos. O eleito, Beto Sobrinho, foi cassado pela Câmara de Vereadores menos de dois anos depois, por uma série de supostos crimes administrativos.
A cidade entrou em uma grave crise política e de egos que teve até bomba jogada no prédio da Prefeitura, além de uma guerra de acusações que não contribuiu em nada para o desenvolvimento do município. Esse clima hostil não foi totalmente superado.
Até por isso, o nome de Dayana é visto como pacificador. Ela é vista como prudente, humilde e preparada. Antes de ser vice, foi secretária no mandato de prefeito e hoje deputado federal Zeca Dirceu, posicionou-se em temas sensíveis à comunidade.
Logo depois da campanha de 2016, Dayana casou-se com o vereador Tiago Albano, de Moreira Sales, e acompanhou de perto o marido quando ele assumiu a Prefeitura, interinamente, por vários meses. E, desde então é Secretária de Cultura.
A atual prefeita de Cruzeiro, Helena Bertoco, que assumiu no lugar de Beto Sobrinho, por ser vice, já anunciou que é précandidata e tem crescido a olhos vistos. Ela terá a oportunidade de consagrar seu mandato nas urnas.
Outros nomes que se movimentam são o empresário Osvaldo Farinazzo e o farmacêutico Armando Cerci Junior, ambos pioneiros, com históricos interessantes para o eleitor; o fisioterapeuta Henri Preti, jovem com vigor; e o vociferante Valdemar Braite de Oliveira, aquele que por vezes tenta e faz barulho.
A eleição promete na cidade dos pterossauros. (Fonte: O Bendito)