Bom dia caro leitor da coluna De Olho na Copa, assim como vocês, também estamos nos recuperando por ontem, com a eliminação do Brasil. Um misto de tristeza pela atuação de ontem dos nosso jogadores, revolta pela comemoração dos “antis” e “fake Argentinos” 100% brasileiros comemorando, e uma profunda decepção pelo que a comissão técnica do Brasil prometia e o que ela entregou.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O DE OLHO NA COPA não vai analisar aqui a derrota como você já viu dezenas de comentaristas o fazerem. Só alertamos vocês leitores, nem tudo que este monte de gente “especializada” diz é real, eles só precisam de polêmicas para vender. Aqui na Tribuna da Região continua com a análise técnica da Copa. Hoje sábado (10) é dia de complementar as quartas de final com 2 jogos, ao meio dia Marrocos x Portugal e às 16:00hrs Inglaterra e França.
Um jogo totalmente imprevisível que não é fácil acertar o vencedor. Portugal leva o favoritismo pelo conjunto que tem, leva vantagem por ter seus jogadores nas principais ligas europeias, e até sua própria liga estar inserido neste pacote. Mas, se analisar Portugal nos 4 jogos de Copa, apenas nos 6×1 contra a Suíça, que os lusitanos mostraram um bom jogo, troca de passes e infiltrações efetivas, na primeira fase, mesmo nas vitórias contra Gana e Uruguai, o time se mostrava lento e previsível, com uma morosidade certas vezes, sem contar as grandes ajudas da arbitragem. Será que jogar sem Cristiano Ronaldo é melhor para a equipe mesmo? Os jogadores desempenham suas funções melhores sem a referência no comando do ataque, ou a vitória contra a Suíça foi uma daquelas goleadas atípicas do futebol?
Devido a este comportamento de irregular de Portugal que o DE OLHO NA COPA aponta este jogo como imprevisível. Marrocos tem a melhor defesa da Copa, já enfrentou três europeus nesta Copa Croácia, Bélgica e Espanha, sem levar nenhum gol destes adversários. Os marroquinos têm grande dificuldade de ficar com a posse de bola, raramente a equipe fica no campo adversário trocando passes procurando a melhor opção, e uma equipe de marcação que muda muito, as vezes em bloco alto (com o time todo no campo de ataque marcando a saída de bola adversária). As vezes marca com duas linhas de 4 e 5 jogadores em frente a fua área, e no último jogo contra a Espanha a marcação da Seleção de Marrocos se adaptou e povoar o espaço onde os espanhóis trocavam mais passes, dificultando e muito a vida dos espanhóis na oitavas de final. Além destas possibilidades de marcação a ideia de Marrocos é clara, contra-ataques rápidos e outro ponto forte da equipe é a bola parada, a preferida dos africanos é o levantamento na área.
INGLATERRA x FRANÇA
Este jogo é considerado um clássico do futebol mundial, ambas as seleções são recheadas de grandes jogadores, mas em uma análise simplista e direta os atuais campeões mundiais levam alguma vantagem e favoritismo para o confronto.
França mesmo com todos os problemas que enfrentou antes da Copa do Catar, lesões de jogadores titulares do alta importância no esquema da seleção azul, Benzema, Pogba, Kante, Kimpembe e Kamara, parece não sentir.O time continua mantendo um alto padrão nos jogos, qualidade nas movimentações e troca de bolas no ataque, velocidade pelos lados e alta letalidade no ataque, a defesa é outro ponto que vem funcionando muito bem na Seleção da França. Apesar de já ter enfrentado Dinamarca e Polônia nesta Copa, e terem ido muito bem, e grande superioridade, será a primeira vez que veremos a seleção francesa contra um adversário da primeira prateleira do futebol mundial.
A jovem seleção inglesa leva uma pequena desvantagem, pois a França tem também jovens jogadores, mais estes com experiência e título em Copa do Mundo. O time inglês veio bem irregular nesta Copa do Mundo, alternou grandes apresentações com jogos ruins, e isto aconteceu até mesmo dentro de uma partida. Contra Gales, por exemplo, o time inglês fez um primeiro tempo desastroso que terminou 0x0, e um segundo bem mágico com 3 gols. Os olhos do mundo estão atentos para ver qual será a Inglaterra que veremos hoje. A que joga bolas impossíveis no Harry Kane e espera que ele resolva tudo, ou veremos a Inglaterra de Bellingham trabalhando pelo meio, usando o jovem Saka pelo lado do campo e sim, Harry Kane equilibrado e em vantagem contra os defensores. Se a Inglaterra dos grandes momentos aparecer no jogo de hoje, é a promessa que seja o melhor jogo da Copa do Mundo do Catar até o momento.
Chutometro: ontem o Chutometro do DE OLHO NA COPA falhou feio, errou os dois jogos. Hoje vamos apostar em Portugal e França na esperança de errar os dois resultados de novo, aqui a torcida é por Marrocos e Inglaterra. hahahaha
Paulo Munuera