Bem-vindo ao De Olho na Copa, sou Paulo Munuera e vou te acompanhar neste mês de Copa aqui no site da Tribuna da Região. Vou trazer para vocês os principais acontecimentos, análises dos jogos e das estatísticas do mundial de futebol que começa no próximo domingo, 20
VAI COMEÇAR A MAIS POLÊMICA DAS COPAS
A COPA DO MUNDO 2022 já começa a tomar as atenções, mesmo faltando 9 dias para a abertura oficial, desta que será sem dúvida a Copa do Mundo mais polêmica de todas. Independente do que aconteça dentro de campo, esta competição já deu muito o que falar, e isto ficará registrado na história.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
Há 9 dias da Copa do Mundo do Catar, o site Tribuna da Região dá inicio a uma série de matérias que vai contar como está sendo a preparação deste pequeno país da península árabe: o Catar. A partir do primeiro dia da Copa, o assunto serão os jogos, seleção e tudo que for notícia da Copa Mundo do Catar.
A primeira polêmica já é na escolha do Catar como país sede para a Copa do Mundo 2022. Naquela ocasião eles venceram por 14 a 8, a disputa contra os Estados Unidos na rodada final. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, houve pagamento a oficiais da Fifa em troca de votos. O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria sido um deles e outros membros do alto escalão do futebol brasileiro também foram apontados na investigação.
Já na construção dos estádios da Copa vem mais polêmicas, com o tamanho da metade do Estado de Sergipe, os 8 estádios da Copa do Mundo de 2022 estarão em uma área de pouco mais de 50 quilômetros. E para tantas construções o Catar importou mão de obra barata de países da Ásia, nas construções os trabalhadores enfrentavam condições de trabalho inumanas, como por exemplo encarar um sol de 50˚C. Segundo uma investigação do jornal britânico The Guardian, mais de 6500 trabalhadores da Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka morreram no Catar desde que o país se prepara para receber o mundial de futebol. Desidratação foi uma das causas mais comuns entre os trabalhadores.
Um outro ponto que está sendo bastante comentado desde a escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo 2022 é a segurança para as pessoas LGBTQIA+, o Catar é um país mulçumano, sua lei não permite algo diferente da sua identidade de gênero hetero-cis, o responsável pela segurança do mundial disse estar proibida bandeiras do movimento LGBTQIA+ para a segurança dos seus portadores. Este ponto vem causando mal estar entre FIFA e os organizadores da Copa desde sua escolha, a seleção inglesa já anunciou que seu capitão Harry Kane usará a sua faixa de capitão nas cores da bandeira do movimento LGBTQIA+, o que é proibido pela FIFA, que já anunciou que a Seleção Inglesa receberá multas, em contra partida a Federação Inglesa disse que vai manter o protesto mesmo assim.
PROTESTO. Outra seleção a se posicionar contra a do Catar foi a Dinamarca, a seleção escandinava vai jogar o mundial com camisas praticamente monocromáticas, A camisa terá o escudo da Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU, na sigla local) e da própria marca alemã quase invisíveis em protesto às denúncias de direitos humanos no país sede.
SEM ÁLCOOL NOS ESTÁDIOS. Por se tratar de um país mulçumano o Catar tem mais algumas restrições. As principais recomendações dos organizadores são referentes a vestimentas, comportamento em público e bebidas alcoólicas. Vale lembrar que o álcool será proibido dentro do estádio. Os torcedores só poderão comprar e beber em locais específicos horas antes dos jogos e uma hora depois do fim da partida. Sobre as roupas o torcedor pode usar a de sua escolha, mas recomenda-se que os visitantes cubram os ombros e os joelhos ao visitar locais públicos, como museus e outros prédios governamentais, nos estádios nada de pouca roupa, vestimentas de banho só nas praias e piscinas. Outro ponto na cartilha que tenta “educar” os torcedores a cultural local, é que as demonstrações públicas de afeto não são permitidas no Catar.
Apesar de todas estas restrições e recomendações, me permito fazer uma previsão aqui, esta vai ser a Copa com mais bandeiras LGBTQIA+, os ingleses vão beber nas ruas (como sempre fazem), vão ter latinos mostrando toda sua sensualidade nas arquibancadas como nunca tivemos antes nas histórias das Copas. Sabe aquelas crianças que você fala, não faz isso, com autoridade, acreditando que esta com o domínio da situação, e ai a criança que nem tinha pensado de fazer aquela coisa que vc proibiu agora quer fazer, É ISTO! Agora vamos ver como as autoridades locais vão agir com os olhos dos mundo sobre eles, saberemos a partir de domingo.
O fato é que devido a todas estas polêmica o mundial já começa manchado. Torcidas pelo mundo falam em boicote, nunca houve tanta manifestações contra uma Copa do Mundo.
A partir de hoje até o início da Copa vou trazer uma análise de todos os grupos. Amanhã os leitores vão conhecer as seleções do Grupo A desta Copa do Mundo do Catar.
Gosto? quer fazer sugestões?? Fala comigo lá no Instagram @psmunueraAté amanhã! E vamos ficar DE OLHO NA COPA.