Hoje, (02) às 16hrs, o Brasil entra em campo para enfrentar a Seleção de Camarões pela Copa do Mundo do Catar. Um empate dá o primeiro lugar no Grupo G para a nossa seleção. Já os africanos precisam vencer e torcer para que a Suíça não vença a Sérvia no outro jogo do fechamento do grupo.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O técnico Tite escala um time todo reserva para jogar contra Camarões. Com o time já classificado, o treinador brasileiro optou por dar mais descanso aos titulares do Brasil, que já podem voltar a campo na próxima segunda feira, caso confirmem o primeiro lugar no grupo.
O Brasil vem com Ederson no gol, Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Trelles, que formam a linha de quatro defensiva do Brasil. No meio campo Fabinho, Fred e Rodrygo, no ataque Tite optou por Antony, Martinelli e Gabriel Jesus.
A escalação brasileira serve para a comissão técnica brasileira além de poupar, analisar alguns jogadores. Fred e Bruno Guimarães brigam com Paquetá para uma vaga no time titular de segundo volante, Rodrygo quer mostra que pode assumir o meio caso Neymar não volte para a segunda feira, Antony é outro que será visto se tem condições de assumir a titularidade, apesar de Rafinha ser o titular da posição, o Brasil está jogando muito mais pelo lado esquerdo de Vini Jr, com Antony em campo a seleção ficou mais equilibrada.
Além do time reserva, outra novidade do time brasileiro nesta Copa do Catar é que a seleção vai jogar de azul. A icônica camisa que a seleção usou na Final de 1958 e em grandes jogos na Copa de 1994, foi escolhida pela FIFA para o jogo de hoje.
Ainda hoje
Hoje fecha a primeira fase da Copa do Mundo do Catar. Meio Dia o Grupo H se encerra com dois jogos importantes:
PORTUGAL x CORÉIA DO SUL
Portugal vem com o time misto, a equipe já está classificada para a próxima fase, e precisa de um empate para garantir o primeiro lugar no Grupo H, assim evitar o confronto com a Seleção Brasileira já nas oitavas de finais da Copa.
GANA x URUGUAI
Gana e Uruguai fazem um bom jogo, e é dele que deve sair o adversário do Brasil nas oitavas de finais. Os Uruguaios vem decepcionando até agora na Copa. Em dois jogos a equipe sul-americana ainda não fez gols, o badalado atacante do Liverpool Darwin Núñes e os veteranos Cavani e Luis Suáres estão devendo demais.
Já Gana vem em busca de vingança. É isto mesmo que você leu na imprensa, e ouviu a torcida e até os jogadores, querem revanche da eliminação das quartas de finais da Copa de 2010.
Para quem não lembra, o jogo estava empatado em 1 x 1, quando no último minuto da prorrogação Suárez fez uma “defesa” em cima da linha, foi expulso. Mas Gana perdeu o pênalti que colocaria uma seleção africana pela primeira vez nas semifinais de uma Copa do Mundo, nos pênaltis o Uruguai venceu por 4×2. Este episódio foi relembrado na coletiva de ontem, onde Suárez foi perguntado se pediria desculpas para os Ganeses por aquele lance em 2010, o uruguaio respondeu que ele foi expulso pelo lance, mas quem perdeu o pênalti da classificação foi o Asamoah Gyan.
SUÍÇA x SÉRVIA
Naturalmente seria um bom jogo entre duas seleções emergentes europeias sem grandes rivalidades, mas não será assim. Suíça e Sérvia estiveram no grupo do Brasil na Copa da Rússia de 2018 e também se enfrentaram naquele ano. Os suíços venceram por 2 x 1 com gols de Xhaka e Xherdan Shaqiri, e na ocasião e celebraram o gol fazendo um sinal de águia com as mãos, em alusão a bandeira da Albânia.
Os dois jogadores são de origem albanesa kosovar, território disputado pela Sérvia até hoje. Shaqiri usava na sua chuteira a bandeira de Kosovo, país que não é reconhecido como independente por apenas 96 dos 193 estados-membros da ONU. Nos anos 90 o país viveu uma sangrenta guerra que colocava separatistas albaneses contra militares sérvios. No jogo contra o Brasil a Sérvia divulgou uma imagem de uma bandeira onde o território do Kosovo estava anexado ao seu, e os dizeres “Sem rendição” gerando mais tensão para o jogo de hoje.
Quem ganha hoje? Fala comigo no Instagram @psmunuera, vamos ver quem acerta mais.
(Redação: Paulo Munuera)