Estamos de “Olho” no que está sendo notícias faltando seis dias para encerrar a “Copa da Zebra”. Vamos falar um pouco de cada assunto. Lesões, quem substituirá Tite e onde será a próxima Copa. Afinal, já que estamos de fora deste mundial, vamos nos preparar para 2026.
LESÕES, QUEM PAGA A CONTA
O Mundial realizado no país do Oriente Médio não está sendo marcado só pelas zebras, mas também pela grande quantidade de lesões entre os jogadores das seleções.
A FIFA terá que abrir o bolso para ressarcir os clubes que tiveram atletas lesionados durante a competição. A entidade criou mecanismos de auxílio às equipes, entre os quais, um deles, é o Programa de Proteção aos Clubes que prevê o pagamento de uma indenização ao clube empregador do atleta lesionado durante um período oficial de convocação, como é a Copa do Mundo, permanecendo, contudo, a obrigação já retratada do clube pagar o salário do durante o período.
Então, não se pode dizer que a FIFA seria responsável pelo tratamento médico, até porque isso passa por uma decisão do clube, juntamente com sua equipe de profissionais especializados, e o atleta, dentro da relação de trabalho entre estes. Entretanto, o clube, terá direito a uma indenização.
No Brasil, o atacante Gabriel Jesus e o lateral Alex Telles se lesionaram durante a partida contra Camarões, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar.
Jesus foi operado, conforme boletim divulgado pelo seu clube, o Arsenal. Já Alex Telles, retornou à Espanha para realizar tratamento junto a seu clube, o Sevilla. Ainda não foi anunciada a data de retorno do lateral ao futebol.
Por conta do Programa, a FIFA precisará pagar valores que podem chegar até 7,5 milhões de euros para os clubes dos dois jogadores, algo próximo dos R$ 41 milhões.
Outro clube que poderá pedir indenização será o Bayern de Munique, da Alemanha, time do lateral francês Lucas Hernandez, que machucou o joelho no primeiro jogo da França no Mundial, contra a Austrália. O francês é mais um que ficará um bom tempo afastado dos gramados e vai desfalcar seu time na Champions League, em fevereiro.
QUEM SUBSTITUIRÁ O TITE
Por causa da eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar e da confirmação da saída de Tite, o Brasil vem discutindo se chegou o momento de entregar o comando da seleção para um treinador estrangeiro.
Nomes como os portugueses Abel Ferreira e Jorge Jesus, o alemão Thomas Tuchel e até mesmo o espanhol Pep Guardiola vêm sendo apontados por torcedores nas redes sociais como os candidatos ideais para a vaga.
Se isso ocorrer, não será a primeira vez. Dois treinadores estrangeiros já comandaram a seleção. O primeiro foi o português Jorge Gomes de Lima, mais conhecido como Joreca. Em 1944, enquanto trabalhava no time tricolor, Joreca aceitou convite para dividir o comando da seleção brasileira com Flávio Costa em duas partidas contra o Uruguai.
Vinte e um ano depois, quando o Brasil já tinha dois títulos mundiais, o argentino Nelson Ernesto Filpo Núñez se tornou o segundo (e, até agora, último) treinador estrangeiro a dirigir a seleção.
COPA DO MUNDO 2026.
A Copa do Mundo no Catar ainda não acabou, mas o torcedor já está ansioso pelo próximo Mundial. Em 2026, a competição acontecerá em mais de um local: Canadá, Estados Unidos e México são os três países-sede. Além disso, haverá aumento no número de seleções: serão 48 países. Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes – até então, com a exceção de Japão e Coreia do Sul em 2002, todas foram disputadas em apenas um país.
Por que três sedes?
Com o aumento no número de seleções, há um maior deslocamento de torcedores e trabalhadores, alé da necessidade de haver mais locais prontos para receber os jogos. Isso aumenta a demanda por estádios e infraestrutura para receber uma competição maior.
Quais são as cidades-sede?
Canadá: Vancouver, Toronto.
México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México.
Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York.
Quer saber mais sobre a Copa do Catar, fale comigo no instagram @psmunuera
Paulo Munuera