Nesta quarta do mundo a Copa do Mundo do Catarr teve grandes jogos, já em clima de fase eliminatória tivemos zebra, time que venceu e não levou e time que perdeu, e se classificou. Acompanhe um resumo de ontem e uma análise de hoje.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O Grupo C teve sua definição às 16hrs de quarta (30), com dois jogos. Argentina 2 x 0 Polônia e Arábia Saudita 1 x 2 México.
Arábia Saudita não conseguiu repetir as boas atuações contra Argentina e Polônia, neste último mesmo saindo derrotada dominou as ações do jogo.
Na partida de ontem coube ao México correr atrás do prejuízo e não consegui, abriu 2 x 0 com gols de Martín e Chávez no início da segunda etapa, o que não era suficiente ainda para classificar, continuou pressionando o adversário que conseguiu um contra ataque e diminuiu com Al-Dawsari, com isto as duas equipes acabaram eliminadas da Copa do Catar.
No outro jogo da chave, a Argentina parece que finalmente chegou a Copa do Mundo. A derrota histórica para a Arábia Saudita, fez o time argentino jogar mais atento, e conseguir duas boas vitórias contra México e Polônia. Ontem (30) o craque Messi teve uma participação apagada, mas mesmo sem sua principal estrela inspirada, a Argentina venceu dominando o adversário. Este por sua vez, parecia que estava em campo para perder de pouco da Argentina. E a estratégia deu certo, mesmo com a derrota a Polônia se classificou, empatou com o México no numero de pontos, mas tinha um saldo de gols melhor.
O Grupo D teve sua definição ao meio dia de quarta feira (30) com dois jogos emocionantes: França 0 x 1 Tunísia e Dinamarca 0 x 1 Austrália.
A França já estava classificada desde a segunda rodada. Entrou com uma equipe reserva para o jogo contra a Tunísia, mas isto quase indetectável, pois o time ainda dominou as ações do jogo, dominando o adversário, só que desta vez a França deu espaços para o adversário, coisa que até então não tinha feito, o francês naturalizado tunisino Wahbi Khazri fez um belo gol aos 13 minutos do segundo tempo. O técnico Didier Deschamps ainda colocou alguns titulares para conseguir empatar a partida, no último minuto de jogo conseguiu, mas o VAR veio e cancelou o gol francês para a festa dos africanos que estavam no estádio. Apesar da Tunísia vencer o atual campeão do mundo pela primeira vez na sua história não se classificou.
O outro jogo do grupo, deu o único resultado que não podia acontecer para os tunisinos, uma vitória australiana. O jogo não foi muito técnico, mais foi aberto com chances para os dois lados, apesar de um amplo domínio da posse da bola a Dinamarca raramente finalizava em gol. Já a Austrália sempre que tinha uma chance dentro da área finalizava de algum modo, foi assim que Mathew Leckie recebeu um chutão, isolado lá no ataque, o jogador levou a bola para a entrada da área driblou um dinamarquês, e pressionado por outro chutou e venceu Schmeichel, o goleirão dinamarquês que nada pode fazer. A Dinamarca tentou até o fim do jogo, mais para cara alteração e modificação, o treinador australiano tinha uma resposta e fio assim até o final com a classificação do time da Oceania.
Oitavas de Finais – Domingo (04)
FRANÇA x POLÔNIA
ARGENTINA x AUSTRÁLIA
Hoje tem definição do Grupo E e Grupo F
Depois de empatarem por 1×1 Espanha e Alemanha só dependem de si e da vizinha europeia, para avançar as oitavas de finais. A Espanha enfrenta o Japão, este último depois de uma vitória emocionante de virada sobre a Alemanha, foi derrotada pela Costa Rica e pende uma grande chance de estar classificada para as oitavas de finais. Agora tenta repetir o feito diante da Espanha. Por sua vez os Espanhois estão muito satisfeitos com o rendimento do time até aqui, o treinador Luis Henrique considera que o plantel muito jovem que tem, foi muito bem contra a Alemanha, e chega confiante para a última rodada.
O jogo Costa Rica e Alemanha tem tudo para dar certo a favor dos alemães, a Costa Rica é um seleção considerada velha, sentem muito o físico ao fim das partidas, e teve o agravante de tomar a maior goleada da Copa até aqui, 7×0 contra a Espanha. Só que se tem alguma seleção que faz todo este favoritismo virar contra é a Alemanha, afinal na Copa da Rússia de 2018 era só a Alemanha vencer a eliminada Coréia do Sul que se classificava para as oitavas daquele mundial e perdeu. O jogo contra o Japão nesta Copa? Perdeu! Enfim se tem uma seleção que tudo pode dar errado, esta é a Alemanha.
GRUPO F
Mesmo eliminada da competição o Canadá promete não dar vida mole ao Marrocos. Um dos anfitriões da próxima Copa marcou seu primeiro gol na história das Copas no último jogo, e agora quer sua primeira vitória. Já o Marrocos que não perdeu para os europeus do grupo quer mostrar agora que não é um time que só se defende, mas que também ataca seus adversários.
O clássico europeu entre Bélgica e Croácia já tem ares de jogo eliminatório, uma derrota pode custar uma desclassificação precoce para uma das equipes que na última Copa, figuraram entre as quatro primeiras. Ambas jogaram muito aquém do que prometiam, a Croácia ainda conseguiu uma goleada contra o Canadá, mas foi dominada 75% da partida, a Bélgica sofreu ainda mais contra o Canadá, mas achou um gol que a mantém viva. Os craques Modric da Croácia e De Bruyne da Bélgica assim como suas seleções ainda estão devendo uma boa apresentação neste Copa.
JOGOS DE HOJE
12hrs – BÉLGICA x CROÁCIA
12hrs – CANADÁ x MARROCOS
16hrs – ESPANHA x JAPÃO
16hrs – ALEMANHA x COSTA RICA
Quem se classifica hoje? Fala comigo no Instagram @psmunuera, vamos ver quem acerta mais.
(Redação: Paulo Munuera)