Hoje a bola vai rolar às 16:00 horas para Argentina e Croácia, que abrem as semifinais da Copa de 2022 direto do estádio Lusail. Absolutamente ninguém, por mais experiência e mais vivência que se tenha no mundo do futebol, poderia prever uma semifinal com os vice-campeões da Copa passada. A Croácia não aparecia, nem no grupo de segundo escalão, como favorita da Copa do Mundo do Catar.
A Argentina, era junto com o Brasil, a seleção com maior favoritismo para vencer o mundial antes do evento começar, enquanto a França e a Inglaterra vinham logo em sequência (justamente as duas que se enfrentaram nas quartas). Portanto, Argentina e França estarem nas semifinais era algo até de certa forma previsível.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O que não estava no roteiro era a surpreendente campanha de Marrocos e a eliminação do Brasil para a Croácia. Fazia 24 anos que uma seleção campeã do mundo não atingia a fase de semifinais na Copa seguinte. Portanto a França afasta de vez a maldição dos campeões e mostra que se tivesse seu time completo (tiveram 6 desfalques de titulares), com certeza levaria mais um mundial (se é que não vão levar).
Mbappé, Messi, Modric e Hakimi lutam para serem os melhores jogadores da Copa. Cada seleção joga com uma arma diferente: Marrocos tem a melhor defesa, só concedeu um gol e ele ainda foi contra. A Croácia tem a frieza de jogar bem na prorrogação e nos pênaltis. A Argentina tem a motivação de um time unido e fechado, com Messi e que aposta nos talentos individuais. A França tem um excelente ataque comandando por Giroud e a maestria do jogador mais caro do mundo, além de um treinador que busca ser eternizado.
Falou Scaloni, treinador da seleção Argentina
– A Croácia tem uma maneira de jogar e não vai mudar. Não é defensiva nem ofensiva. Jogam sempre igual e realmente bem. Tem muitos bons jogadores e é uma equipe com uma tradição futebolística enorme. Esperamos uma partida muito difícil – destacou o comandante da Argentina.
HISTÓRICO EM COPAS
Em 1998, Argentina e Croácia se enfrentaram pela primeira vez em uma Copa do Mundo, e a Albiceleste levou a melhor com o triunfo por 1 a 0 sobre o histórico time liderado em campo por Davor Suker. No entanto, a memória mais fresca é a do Mundial de 2018, onde os europeus venceram impiedosamente os sul-americanos por 3 a 0.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
ARGENTINA (Técnico: Lionel Scaloni)
Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
CROÁCIA (Técnico: Zlatko Dalić)
Livakovic; Juranovic, Gvardiol, Lovren e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic; Pasalic, Kramaric e Perisic
Quer saber mais sobre a Copa do Catar, fale comigo no instagram @psmunuera
Paulo Munuera