Faltam 4 dias para a Copa do Mundo no Catar
Olá leitor da Tribuna da Região, hoje é dia de falar do Grupo E da Copa do Mundo no Catar. É um dos grupos mais fortes da competição. As favoritas Alemanha e Espanha vão dividir espaço com os Samurais Japoneses e a sempre surpreendente Costa Rica. Estão no Grupo E os países: Alemanha, Japão, Espanha e Costa Rica
Melhor Colocação: Participou de 20 das 22 edições (incluindo o Catar) da Copa do Mundo. Tem quatro títulos (1954, 1974, 1990 e 2014).
Principal Jogador: Joshua Kimmich, meio campista de 26 anos do Bayern de Munique. No ano passado, participou de 14 dos 16 jogos que a Alemanha fez. Kimmich vai ter a ajuda de Kai Havertz, do Chelsea e de Sané, companheiro de Bayern, para tentar o penta para a Alemanha.
Informações: O treinador da Alemanha Hansi Flick, costuma variar a formação entre 4-2-3-1 e 3-4-3.
Posse de bola, marcação e movimentação são as chaves do sucesso da seleção Alemã. Os dois volantes, Kimmich e Goretzka, ajudam a equipe na transição ofensiva, com a posse da bola os bávaros se movimentam muito tentando abrir espaços em defesas muito fechadas (o que é comum de acontecer, raro são os times que atacam os alemães). Sem a bola a Alemanha faz uma marcação-pressão intensa, buscando a recuperação rápida da bola.
Como Vai na Copa: Favorita ao título
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
Melhor Colocação: Participou de sete edições da Copa do Mundo, chegando as oitavas de finais três vezes.
Principal Jogador: Daichi Kamada, aos 26 anos de idade, o meio campista japonês vem fazendo seu nome pelo Eintracht Frankfurt, foi um dos principais nomes da equipe na conquista da Europa League.
Informações: A Seleção do Japão fez um trabalho com a base por conta das últimas olímpiadas que foi em Tóquio, com isto o treinador Hajime Moriyasu renovou bastante seu elenco, promovendo uma mudança constante em todo este ciclo. Neste ano utilizou diversas formações 4-3-3, 4-1-4-1, 4-4-2 e 4-2-3-1. Nas eliminatórios asiáticas o Japão é um time ofensivo, que joga agredindo o adversário pelo corredor central e movimentação do trio ofensivo abrindo espaços. Mas no Grupo E o Japão enfrentará adversários dominantes no futebol mundial, o que vai obrigar os japoneses a se defender e usar contra-ataques rápidos.
Como Vai na Copa: Pode ser uma surpresa no Grupo, mas não deve ir longe na fase eliminatória.
Melhor Colocação: Dezesseis participações em Copa do Mundo, sendo campeã em 2010.
Principal Jogador: Gavi, meio-campista do Barcelona, de 18 anos de idade, ele chega com moral após ganhar o prêmio ‘Golden Boy’ como melhor jovem jogador do mundo.
Informações: A seleção espanhola comandada Luís Enrique costuma utilizar o sistema 4-3-3 como formação principal. A campeã do Mundial de 2010 tem um modelo de jogo rápido e objetivo, continua trocando passes, mas desta vez são passes mais rápidos e objetivos que envolvem os adversários. Contra time mais fortes os espanhóis tem dificuldades para finalizar as jogadas, além disso, falhas na defesa são corriqueiras e assustam os espanhóis.
Como Vai na Copa: A Espanha chega como favorita a chegar entre as primeiras colocadas nesta Copa de 2022.
Melhor Colocação: Seis participações em Copa do Mundo, chegou até as quartas de finais em 2014
Principal Jogador: Keylor Navas vai liderar sua seleção por mais uma vez, o goleiro de 35 anos, esta na reserva do Paris Saint-Germain, mas ainda é grande referência dos costarriquenhos.
Informações: Nesta que vai ser a última Copa desta geração que está junto desde 2014, o técnico colombiano Luis Fernando Suárez, buscou durante toda as eliminatórias achar a melhor forma de jogo, ele testou: 5-4-1, 4-5-1 e 4-4-2. A Costa Rica teve melhores resultados com o 4-5-1. Na maioria das partidas ela se transformou no 4-3-3 na fase ofensiva da equipe.
Com uma seleção envelhecida, a Seleção da Costa Rica não conta com jogadas muito agudas. Os costarriquenhos aproveitam os cinco jogadores do meio campo para facilitar as saídas pelas laterais. A defesa tem muita experiência em grandes jogos e bom posicionamento, mas o desgaste durante a partida e jogar contra jogadores mais jovens é um ponto que pode fazer diferença contra, neste grupo tão forte.
Como Vai na Copa: Mesmo liderando o “Grupo da Morte” na Copa do Mundo do Brasil, a Costa Rica não deve passar da primeira fase nesta Copa do Catar.
Apesar do Japão estar abaixo de Alemanha e Espanha este Grupo E, é o mais perto de ter um Grupo da Morte na Copa 2022.
Quero saber de você leitor da Tribuna, concorda? Ou existe algum grupo mais forte que este? Me manda no Instagram @psmunuera.
Amanhã é o Grupo F, F de Famosa geração Belga.(Texto: Paulo Sergio Munuera)